A editora Darkside Books começou a publicar quadrinhos nacionais com o lançamento de “Imaginário Coletivo”, de Wesley Rodrigues e “Shirô”, de Danilo Beyruth. O IMPULSO HQ conversou com Christiano Menezes, um dos sócios da DarkSide, sobre esse novo momento da editora que visa dar um panorama da qualidade da produção contemporânea que os quadrinhos brasileiros alcançaram e que vem conquistando a cada dia.

Impulso HQ: O que motivou a DarkSide a publicar HQs de autores brasileiros nesse momento?
Christiano Menezes: O quadrinho nacional sempre foi uma paixão e uma necessidade. A editora perde total sentido se não estimularmos e apoiarmos o mercado e os artistas nacionais.

IHQ: O mercado já viu editoras entrarem com uma proposta editorial e no meio do caminho terem alterações. Percebe-se que a Darkside tem um conceito claro de linha editorial. Como a editora está se programando ou até se preparando para estabelecer o seu selo de quadrinhos?
C.M.: A linha editorial da DarkSide foi pensada desde o início para caminhar com seu leitor. Fazemos curadoria para um leitor interessado em novas possibilidades estéticas e narrativas. Temos nossa linha editorial estruturada até 2019 e os projetos nacionais são um dos focos principais.

IHQ: Como é o processo de seleção de escolha dos títulos?
C.M.: Cada projeto começa e caminha com um processo muito diferente. Alguns eram roteiros para cinema, outros surgiram com o objetivo de ser uma graphic novel desde o início, outros projetos foram propostas da própria DarkSide para autores escolhidos a dedo, e outros surgiram de conversas de bar que amadureceram para ganhar o mundo.

IHQ: Assim como outras editoras já fizeram, podemos esperar um trabalho editorial no qual a editora vai unir roteiristas e desenhista?
C.M.: O objetivo da DarkSide é consolidar a parceria entre grandes quadrinistas e novos roteiristas. Todo esse processo gera um grande amadurecimento narrativo para todos os envolvidos.

IHQ: Autores desconhecidos podem enviar material para análise da editora. Como seria o procedimento?
C.M.: Vamos divulgar nos próximos meses um pequeno formulário e endereço para o envio de originais.

IHQ: Quais as surpresas de quadrinhos nacionais que os leitores podem esperar para os próximos 6 meses?
C.M.: Nesse momento queremos apresentar para os leitores o incrível trabalho do premiado animador Wesley Rodrigues, Imaginário Coletivo. O próximo será do amigo Danilo Beyruth, um quadrinista que dispensa apresentações. Com um traço poderoso e uma história sobre a máfia japonesa no coração de São Paulo, Shirô é de tirar o fôlego. Existem mais três projetos em andamento, mas vai ficar para o nosso próximo bate-papo aqui no Impulso HQ.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/07/darkside-books-entrevista.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2018/07/darkside-books-entrevista-150x150.jpgRenato LebeauentrevistasquadrinhosChristiano Menezes,Danilo Beyruth,DarkSide Book,Imaginário Coletivo,Shirô,Wesley RodriguesFacebook Twitter Instagram Youtube A editora Darkside Books começou a publicar quadrinhos nacionais com o lançamento de “Imaginário Coletivo”, de Wesley Rodrigues e “Shirô”, de Danilo Beyruth. O IMPULSO HQ conversou com Christiano Menezes, um dos sócios da DarkSide, sobre esse novo momento da editora que visa dar um panorama da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe