Dirigida por Rogério de Campos, fundador da editora Conrad e criador das revistas Animal e General, a Veneta estreia no mercado brasileiro com os livros “A Arte de Voar”, de Altarriba e Kim, “A Voz do Fogo”, de Alan Moore, “O Livro dos Santos”, de Rogério de Campos. Além desses três lançamentos, para o início de 2013 está previsto o livro “Memórias de uma Beatnik”, de Diane di Prima.

Não é nenhuma surpresa uma editora envolvendo o nome de Rogério de Campos publique quadrinhos, afinal, quem conhece o autor, tradutor e editor sabe que ele tem uma profunda ligação com as HQs, inclusive ganhando prêmios nacionais como o Troféu HQMIX.

Entre os quatro títulos que marcam a estreia da editora, dois são voltados para o público leitor de quadrinhos: “A Arte de Voar”, premiada HQ de Antonio Altarriba e Kim que traz um registro pessoal sobre a Guerra Civil Espanhola e “A Voz do Fogo”, primeiro romance de Alan Moore.

Vencedora do Salão Internacional dos Quadrinhos em Barcelona e do Premio Nacional de Comic, a história em quadrinhos “A Arte de Voar” (224 páginas, formato 16,5 x 21,8 cm, R$ 29,90) é uma narrativa vertiginosa, na qual aventura, drama e humor se fundem. O livro traça um panorama vivo da Europa no turbulento século 20. O fio condutor é a trajetória de Antonio Altarriba Lope, pai do autor, um jovem camponês que assiste aos avanços tecnológicos do início do século XX, a ascensão do fascismo do general Franco em meio à pobreza e à instabilidade política da época e se engaja na Guerra Civil, para combater ao lado dos anarquistas.

O conflito o leva a percorrer trincheiras país afora descobrindo a solidariedade, o heroísmo e, por fim, a derrota. Junto com milhares de outros espanhóis, Altarriba é forçado a se exilar na França, onde vai se engajar na resistência ao nazismo e, depois, acabar envolvido na máfia de Marselha.

Publicado originalmente com pequena tiragem, sem grandes ambições comerciais, o livro transformou-se em um fenômeno de vendas na Espanha e em outros países da Europa ao mesmo tempo que era aclamado pela crítica e recebia prêmios importantes como o de melhor obra, roteiro e desenho no Salão Internacional de Quadrinhos de Barcelona de 2010 e o Premio Nacional de Cómic.

Já o livro , “A Voz Fogo” (336 páginas, formato 14 x 21 cm, R$ 29,90) é o primeiro romance do mestre dos quadrinhos Alan Moore, autor de quadrinhos de sucesso como Watchmen e V de Vingança, onde o autor cria uma história onírica e sombria que tem como protagonista uma cidade inglesa, Northampton, cidade natal do escritor.

Luxúria, loucura e êxtase. A cidade é o palco para os personagens do livro: jovens bruxas, velhos guerreiros, poetas loucos e cabeças falantes. Cada história se passa em um diferente período histórico, ao longo de 6 mil anos, mas todas se conectam e, juntas, compõe um retrato mágico e sombrio da cidade. Moore mistura cabala, experimentalismo e fantasia pop num romance instigante, às vezes trágico, e sempre hipnotizante.

Apesar dos elogios entusiásticos na imprensa mundial à época de seu lançamento e das comparações com Jorge Luis Borges, os problemas do autor com sua editora inglesa acabaram colocando “A Voz do Fogo” na geladeira, fora de catálogo. Inclusive no Brasil, onde teve apenas uma edição, há mais de dez anos.

De lá para cá, Alan Moore transformou-se em uma celebridade com o sucesso de filmes baseados em seus livros, como Watchmen, Do Inferno e outros. A máscara do protagonista de seu V de Vingança virou uma espécie de símbolo do movimento Occupy. E, finalmente, “A Voz do Fogo” começou a, de fato, ser publicado em todo o mundo. Agora com um prefácio de outro inglês célebre: Neil Gaiman.

Renato LebeauquadrinhosA Arte de Voar,A Voz do Fogo,Alan Moore,Antonio Altarriba,Kim,Rogério de Campos,VenetaDirigida por Rogério de Campos, fundador da editora Conrad e criador das revistas Animal e General, a Veneta estreia no mercado brasileiro com os livros “A Arte de Voar”, de Altarriba e Kim, “A Voz do Fogo”, de Alan Moore, “O Livro dos Santos”, de Rogério de Campos. Além...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe