Os fãs brasileiros de Mike Mignola, o criador do personagem Hellboy, sucesso nos quadrinhos e no cinema, já podem comemorar, pois terão a oportunidade de conhecer duas histórias premiadas e outras três também inéditas reunidas na coletânea O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos Curiosos, que chega ao Brasil pela Editora Nemo.

Para quem não conhece Mignola (se isso for possível!!??) fiquem tranquilos, pois o norte-americano tem um estilo consagrado. Com desenhos comparados ao Expressionismo Alemão, seus contos sobrenaturais reúnem máquinas voadoras vitorianas, roubos de tumbas, fantasmas, bruxas, marionetes, alienígenas, além de diversas aparições diabólicas, num desfile de curiosidades envoltas numa atmosfera soturna.

A HQ que dá título à coletânea, “O Incrível Cabeça de Parafuso”, surgiu da ideia de um brinquedo. Um robô com a cabeça semelhante a uma lâmpada, que se encaixaria em diversos corpos; mas como Mignola não cria brinquedos, ele resolveu transformar sua ideia numa história em quadrinhos. Na produção das páginas, predominou seu gosto por desenhos de máquinas obsoletas, estátuas e prédios velhos. A história foi publicada como edição única em 2002 e ganhou o Prêmio Eisner de “Melhor Publicação de Humor” em 2003.

Por sua vez, “O Mágico e a Cobra” nasceu de um modo ainda mais inusitado. Quando voltava para casa com sua filha de sete anos, a menina contou-lhe sobre um desenho que fez na escola, de uma cobra num telhado, que estava furiosa com alguns objetos flutuantes. A narração da menina foi o ponto de partida para a HQ publicada numa antologia em 2002, e ganhadora do Prêmio Eisner de “Melhor História Curta” em 2003.

Já “Abu Gung e o Pé de Feijão” foi feita originalmente em 1998 para outra antologia da Dark Horse. Como o autor sempre gostou da história, mas não muito do desenho, ela foi completamente redesenhada para esta coletânea e também aumentada em quatro páginas.

Completando o conjunto, as HQs “A Bruxa e sua Alma” e “O prisioneiro de Marte” foram criadas por Mignola especialmente para a coletânea, assim como “Na Capela dos Objetos Estranhos” que, segundo o autor, serve “para amarrar tudo de um jeito que não pudesse ser explicado, como um pequeno chapéu para uma cabeça de formato estranho”.

Ao final, o leitor ainda é contemplado com 11 páginas de um fantástico caderno de esboços, com comentários sobre o processo de criação das HQs.

Vendo o trabalho da editora NEMO em 2012 já dá para dizer que esse álbum será item indispensável em qualquer coleção de um amante dos quadrinhos.

O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos Curiosos
Editora NEMO
Autor: Mike Mignola
Tradutor: Cassius Medauar
104 páginas
17,5 x 26,5 cm
R$ 49,00

Renato LebeauquadrinhosCassius Medauar,mike mignola,Nemo,O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos CuriososOs fãs brasileiros de Mike Mignola, o criador do personagem Hellboy, sucesso nos quadrinhos e no cinema, já podem comemorar, pois terão a oportunidade de conhecer duas histórias premiadas e outras três também inéditas reunidas na coletânea O Incrível Cabeça de Parafuso e Outros Objetos Curiosos, que chega ao...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe