Obra conta a verdadeira história por trás da criação da lendária Marvel Comics, a maior editora do segmento de quadrinhos no mundo

A editora LeYa lança em setembro o premiado livro “Marvel Comics: A história secreta”, de Sean Howe. Ganhador de um Eisner Awards em 2013, “Marvel Comics: A história secreta” revela o verdadeiro legado da editora que revolucionou o mercado de HQs e que em 2009 se fundiu com o maior conglomerado de mídia de entretenimento do planeta, a Walt Disney Company.

Mas a história da Marvel não começou assim tão grandiosa. Martin Goodman foi o homem que acreditou que sim, o mercado norte-americano estava preparado para uma editora diferente de quadrinhos. Iniciou seus trabalhos com a Magazine Management, que mais tarde se tornou a Timely Comics.

Foi durante a Segunda Guerra Mundial que Goodman mudou a história da Marvel Comics. Em 1939 ele decidiu dar uma chance para um primo de sua esposa, um garoto franzino do Bronx, que não tinha a menor experiência no ramo, mas poderia ser um “faz tudo” dos roteiristas e artistas da Timely. Goodman não imaginava que o jovem Stanley Lieber seria a alma e a espinha dorsal da editora, o chefão da Timely acabava de contratar aquele que seria uma das maiores lendas dos quadrinhos no mundo, Stan Lee.

Editor, roteirista, diretor e sinônimo da Marvel, Stan Lee esteve à frente das publicações por décadas, “dividindo” os louros das publicações com gênios da nona arte como Jack Kirby e Steve Ditko. Lee e a equipe Marvel foram responsáveis pela criação de heróis como Homem-Aranha, os X-Men, Os Vingadores (Thor, Homem de Ferro e Hulk), O Quarteto Fantástico (Coisa, Tocha Humana, o Sr. Fantástico e a Mulher Invisível), entre tantos outros.

Na década de 1960, a Marvel Comics havia criado não apenas heróis mais humanizados e verossímeis percorrendo cidades dos Estados Unidos, eles haviam criado um estilo de vida para os jovens daquela geração.

E foi nesse auge que os “grandes poderes” começaram a pesar. Stan Lee acreditava que ele era o único responsável pelo sucesso das publicações, diminuindo a quase nada a importância dos artistas que começaram a sair da Marvel, muitos, inclusive, partindo para a concorrente, a DC Comics.

Aos poucos aquele “dream team” foi se desfazendo, Lee se afastou cada vez mais das publicações, focando toda sua atenção para as adaptações em Hollywood, até se desligar completamente da empresa e virar uma espécie de representante emérito do estilo Marvel de ser.

Na década de 2000 tudo mudou, não apenas para a Marvel, mas para toda a indústria dos quadrinhos. Uma adaptação moderna de “O Homem-Aranha” chegava às telonas em 2002, faturando a bagatela de 403 milhões de dólares, sendo 114 milhões apenas no fim de semana de estreia. A Marvel se tornava ali uma das franquias mais rentáveis para adaptações cinematográficas de HQs, o que a levaria anos depois a integrar a Walt Disney Company, numa fusão histórica e controversa.

A edição brasileira de “Marvel Comics: a história secreta” – traduzida por Érico Assis, um dos maiores especialistas de quadrinhos do Brasil – conta ainda com um apêndice com todas as publicações citadas e que foram publicadas no Brasil. A obra revela a verdadeira história de um dos universos mais curiosos do entretenimento e de algumas das figuras mais icônicas dos quadrinhos, mostrando os bastidores de uma editora que virou uma lenda. Afinal, já diria aquele certo vizinho amigável, nós “somos quem escolhemos ser”.

Sean Howe é editor de Give Our Regards to the Atomsmashers!: Writers on Comics. Já atuou como crítico e editor da Entertainment Weekly e publicou nas revistas New York, Spin, The Village Voice e The Economist, assim como nos jornais Los Angeles Times e New York Observer. Mora no Brooklyn, em Nova York. Para conhecer mais sobre o autor, acesse: www.seanhowe.com (em inglês).

Marvel Comics: A história secreta
Autor: Sean Howe
16 x 23 cm
560 páginas
R$49,90

Renato LebeauquadrinhosLeya,Marvel,Sean Howe,Stan LeeObra conta a verdadeira história por trás da criação da lendária Marvel Comics, a maior editora do segmento de quadrinhos no mundo A editora LeYa lança em setembro o premiado livro “Marvel Comics: A história secreta”, de Sean Howe. Ganhador de um Eisner Awards em 2013, “Marvel Comics: A história...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe