A Editora Europa, a mesma que publica a revista Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, já lançou HQs produzidas inteiramente no Brasil que tratam sobre fatos marcantes da história brasileira, e agora acaba de lançar mais uma: “O Fundador em Quadrinhos” narra a aventura da fundação de Salvador, a primeira capital do Brasil.

A trama se passa quase 50 anos depois do Descobrimento, quando o Brasil ainda era uma colônia subdesenvolvida. A maioria das capitanias hereditárias falira, o pau-brasil dava lucro ínfimo para a metrópole e a negligência de Portugal atraía para aquelas terras todo tipo de traficante.

Nomeado primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa veio ao Novo Mundo com a missão de organizar administrativamente a colônia e construir a primeira capital, São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Enquanto cumpria as ordens de D. João III, rei de Portugal, Tomé de Sousa ambientou-se como poucos aos costumes da região, fez amizade com os índios – casou-se com uma, inclusive – e manteve relações com uma escrava.

Baseado no romance histórico O Fundador, do escritor Aydano Roriz, a versão em quadrinhos teve roteiro do jornalista Jota Silvestre e arte de JB Fernandes. As cores são de Marcio Menyz e Mauricio Leone. A HQ, assim como a obra original, abrange desde antes da chegada de Tomé de Sousa, em 1549 – quando sua nomeação ainda estava em discussão na corte portuguesa – até sua substituição por Duarte da Costa, em 1553.

Aydano Roriz trabalha em revistas desde 1972. Em 2006, passou a viver na Região Autônoma da Ilha da Madeira, a mil quilômetros de Lisboa. Foi lá que escreveu alguns de seus romances históricos – e continua escrevendo até hoje.

Jota Silvestre é jornalista, colaborador das revistas Mundo Nerd e Mundo dos Super-Heróis (Ed. Europa) e editor do blog Papo de Quadrinho. É corroteirista do livro História do Brasil em Quadrinhos – Independência.

JB Fernandes formou-se em artes visuais e especializou-se em ilustração e quadrinhos para o mercado norte-americano, agenciado pelo Instituto dos Quadrinhos. Entre seus trabalhos, destacam-se a série Politic Power e a HQ de terror O Medieval.

Marcio Menyz cmeçou a estudar desenho e colorização em 2010, no Instituto dos Quadrinhos, e hoje dá aulas de colorização digital. Também trabalha para editora americana Dynamite Comics em títulos como The Last Phantom, Green Hornet, Evil Ernie, Vampirella, Warlord of Mars e Evil Dead.

Mauricio Leone também começou a estudar desenho e colorização em 2010 no Instituto dos Quadrinhos, onde hoje é professor. Tem trabalhos publicados nas revistas Green Hornet Annual e The Last Phantom Annual, ambas da Dynamite Comics.

O Fundador em Quadrinhos atravessa um importante período da História do Brasil, pouco explorado nos livros escolares: o início da produção do açúcar, a vinda dos jesuítas, e a criação do primeiro colégio e do primeiro bispado. Tudo isso com um caráter tanto humano quanto histórico, que ajuda na compreensão dos fatos e de suas motivações.

Essa é terceira incursão da editora em adaptações de fatos históricos brasileiros em quadrinhos – já publicou uma HQ sobre a Independência do Brasil em 2008 e sobre a Proclamação da República em 2010.

O Fundador em Quadrinhos
Baseado no romance histórico de Aydano Roriz
Editora Europa
Autores: Jota Silvestre (roteiro), JB Fernandes (arte), Marcio Menys e Mauricio Leone (cores)
26 cm x 17 cm
84 páginas
R$ 14,90

Renato LebeauquadrinhosAydano Roriz,Editora Europa,JB Fernandes,Jota Silvestre,Marcio Menys,Mauricio Leone,O FundadorA Editora Europa, a mesma que publica a revista Mundo dos Super-Heróis e Mundo Nerd, já lançou HQs produzidas inteiramente no Brasil que tratam sobre fatos marcantes da história brasileira, e agora acaba de lançar mais uma: “O Fundador em Quadrinhos” narra a aventura da fundação de Salvador, a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe