A revista 1000 nasceu como um espaço para a experimentação. Tanto no conteúdo quanto nas vendas. A publicação opta por histórias mudas cujo foco é explorar a linguagem dos quadrinhos. Em relação ao mercado, a ideia é oferecer um produto num valor acessível, mas somente em eventos e ocasiões especiais – todas as edições giram em torno de 300 exemplares apenas – o que torna seu conteúdo de difícil acesso para a grande maioria do público.

Tornava.

A editora Barba Negra, em parceria com o selo Cachalote (parceria firmada desde o primeiro número da revista), acaba de lançar o livro 1000-1 que reúne as seis histórias já lançadas.

A primeira das 1000 histórias é DRINK, desenhada por Rafael Coutinho, também idealizador do projeto. Ele teve a ideia logo após desenhar o seu primeiro álbum, Cachalote. “Ficar dois anos desenhando um livro distancia demais o autor do público, além de tomar muito tempo e de nos obrigar a pegar trampos chatos pra pagar as contas”, diz Coutinho. Confira resenha de DRINK aqui.

Em seu segundo álbum-capítulo, a 1000 traz o curitibano DW Ribatski e sua fantástica história La Naturalesa. DW Ribatski trabalha nos mais diversos campos das artes visuais, da ilustração ao design, dos storyboards aos quadrinhos, também é arte-educador, músico e produtor.

No terceiro capítulo, Desvio, Daniel Gisé narra a fuga constante de um homem comum, que um dia é confrontado com eventos e mensagens estranhas.

Um thriller em quadrinhos com pitadas de insólito e contemporaneidade. Gisé começou a desenvolver seu trabalho nos zines e na web, estudando sempre novas formas de composição e estilos. Em 2003, começou a publicar online histórias em quadrinho de humor sobre a banda The Doors, publicado em livro em 2007.

Sob o título de Bebê Gigante, Tiago Elcerdo mescla recursos de contos de fadas e de terror para apresentar a quarta história, em traço elegante, em papel azul-bebê.

Casal sem filhos em uma pacata floresta. E eis que surge um bebê abandonado: elementos-chave para um conto de fadas perfeito e com final feliz. Mas o bebê cresce e, quanto mais ele cresce, mais fome ele tem…  e, assim, a história se torna um impressionante conto de terror. Fundador e agitador da revista “Beleléu”, Tiago “Elcerdo” Lacerda nasceu em Volta Redonda, onde aprendeu a fazer estilingues para matar pombos e outras artimanhas Além de ilustrar para importantes jornais e revistas, Elcerdo é animador da Toscographics, de Allan Sieber, desde 2005.

Nas páginas rosas do quinto álbum, SIM, de Gabriel Góes, herói e lobisomem partidários defendem suas plataformas da forma mais antiga: no braço. O traço agressivo de Góes define o enredo underground dessa história semi-política e quase democrática. Góes é autor e editor da Revista Samba, de Brasília. Ilustrou Beijo no Asfalto, adaptação do texto de Nelson Rodrigues por Arnaldo Branco (autor do pocket Mundinho Animal) e está trabalhando em uma adaptação do Vestido de Noiva.

Nunca se sabe o que poderia acontecer se encontrássemos um ser de outro planeta. Mas o que aconteceria se esse ser de outro planeta encontrasse o ser estranho que habita em nós?

Gerlach levanta essa monstruosa questão em O Plexo Holístico, o sexto volume da Revista 1000. Diego Gerlach é quadrinista, tendo contribuído para diversas revistas independentes. Publicou seu trabalho solo Ano Bumerangue em 2010. Fundou, em companhia de DW, um site e um grupo de pesquisa independente sobre a linguagem dos quadrinhos de autor, reunindo vários quadrinistas e observadores.

1000-1
Autores: Rafael Coutinho, DW Ribatski, Daniel Gisé, Tiago Lacerda, Gabriel Góes e Diego Gerlach.
Formato: 21 X 28 cm
Nº de páginas: 128
Preço: R$44,90

Alexandre ManoelquadrinhosDaniel Gisé,Diego Gerlach,DW Ribatski,editora Barba Negra,Gabriel Góes,Rafael Coutinho,Selo Cachalote,Tiago LacerdaA revista 1000 nasceu como um espaço para a experimentação. Tanto no conteúdo quanto nas vendas. A publicação opta por histórias mudas cujo foco é explorar a linguagem dos quadrinhos. Em relação ao mercado, a ideia é oferecer um produto num valor acessível, mas somente em eventos e ocasiões especiais -...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe