É muito difícil encontrar alguém que não saiba quem foram os Beatles, e mais ainda quem não conheça uma música que seja de seu repertório antológico. Mas certamente nem todos ouviram falar de Brian Epstein, o empresário que descobriu os quatro garotos num porão minúsculo em Liverpool e fez deles a banda mais famosa de todos os tempos.

A graphic novel O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein (The Fifth Beatle: The Brian Epstein Story), conta a trajetória de um líder ambicioso e perspicaz que, muito além de guiar os Beatles para a fama sem precedentes, reescreveu as regras da indústria da música pop.

Publicado originalmente pela Dark Horse, editora norte-americana que é uma referência em quadrinhos, o livro permaneceu quatro semanas consecutivas na lista dos mais vendidos do The New York Times (na categoria Hard Cover Graphic Novels), sendo duas delas em primeiro lugar, desbancando títulos de peso como The Walking Dead e Batman.

O Quinto Beatle foi escrito por Vivek J. Tiwary, premiado produtor de cinema, TV e espetáculos da Broadway, vencedor de vários Tony Awards (Green Day American Idiot, A Família Adams, Os Produtores de Mel Brooks). Sobre seu livro, ele afirmou: “Eu queria trabalhar gerenciando bandas e artistas. Então pensei: Se vou fazer isso, preciso estudar o maior gerenciador de bandas de todos os tempos”.

Mas o autor vai além do mero relato sobre o “visionário que descobriu e projetou Os Beatles”. Tiwary nos revela uma história humana, trágica e inspiradora sobre a luta de um homem para superar obstáculos aparentemente intransponíveis.

Judeu e homossexual, Brian Epstein viveu em uma época de preconceitos à flor da pele, em que o antissemitismo ainda assombrava o mundo e a homossexualidade era considerada crime no Reino Unido; além disso, provinha de Liverpool, vista à época como não mais que uma cidade portuária cinzenta.

Epstein, que ajudou a difundir a mensagem de amor dos Beatles no mundo todo, morreu solitário com apenas 32 anos de idade, consumido por uma ambição impressionante e pelas intermináveis lutas trazidas por ela. O livro é um must-have não apenas para fãs de Beatles, mas também para apreciadores de grandes histórias.

As incríveis ilustrações do livro são assinadas por Andrew C. Robinson (Dusty Star, KingConan, Starman, Superman) e Kyle Baker (The Shadow, Plastic Man).

Então eu sabia que estávamos em apuros. Eu não tinha nenhuma ilusão sobre nossa capacidade de fazer qualquer outra coisa que não fosse tocar, e eu estava com medo. [Quando Brian morreu] eu pensei, ”Estamos de saco cheio”. — John Lennon, 1970

Curiosidades sobre a graphic novel O Quinto Beatle: A História de Brian Epstein:

– O roteiro da graphic novel já está sendo adaptado para os cinemas pelas mãos de Peyton Reed (Sim Senhor, Separados Pelo Casamento), e as filmagens devem começar neste ano. Por enquanto, não há data de estreia definida.

– Esta edição traz extras inéditos: mais de 15 páginas com sketchbooks dos ilustradores; uma rara memorabilia dos Beatles e de Brian Epstein; uma introdução do cantor Billy J. Kramer; uma carta do ativista Howard Cruse, da Freedom To Marry (uma organização que faz campanha pelo direito ao casamento homossexual em todo os Estados Unidos) e mais.

– A Aleph criou o site oficial do O Quinto Beatle no Brasil: www.oquintobeatle.com.br.

– Brian Epstein, no final de 2013, finalmente foi indicado para o Hall da Fama do Rock and Roll na categoria Não Artista, juntamente com Andrew Loog Oldham, por seus respectivos trabalhos com os Beatles e os Rolling Stones. A cerimônia foi realizada em 10 de abril de 2014.

– O Quinto Beatle foi indicado a duas categorias do Eisner Award (O Oscar dos quadrinhos).

– O Quinto Beatle é a primeira graphic novel da Aleph. A editora está investindo na contratação de outros títulos nessa área para o segundo semestre.

O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein
Editora Aleph
Autor: Vivek J. Tiwary
Arte: Andrew C. Robinson com Kyler Baker
Tradução: Delfin
168 páginas
R$ 59,90
Previsão de lançamento: 12 de maio

Renato LebeauquadrinhosAleph,Andrew C. Robinson,Brian Epstein,Dark Horse,Delfin,John Lennon,Kyler Baker,Quinto Beatle,Vivek J. TiwaryÉ muito difícil encontrar alguém que não saiba quem foram os Beatles, e mais ainda quem não conheça uma música que seja de seu repertório antológico. Mas certamente nem todos ouviram falar de Brian Epstein, o empresário que descobriu os quatro garotos num porão minúsculo em Liverpool e fez...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe