Visto no Universo Fantástico

A editora Ediouro há pouco menos de um mês anunciou ter adquirido os 20% restante da Pixel Media das mãos da Futuro Comunicação, empresa de André Forastieri, ex-Conrad e fundador da Pixel Media.

Aqueles que acompanham o mercado nacional sabem que a Ediouro há tempos ganha terreno no mercado nacional de quadrinhos.

Logo no início de 2006 fez surgir junto com Forastieri a editora Pixel, que de início era voltada para quadrinhos alternativos e europeus, mas que logo agitou o mercado quando começou a negociar os direitos de publicação da DC Comics no Brasil, algo que poderia ter alterado drasticamente o mercado nacional.

Infelizmente as negociações não deram certo e a Panini Comics continuou com a Marvel e a DC no Brasil; porém, a Pixel não saiu de mãos vazias e, no inicio de 2007, começou a publicar o vasto material Vertigo, Wildstorm e ABC, sub-editoras da DC Comics, deixando assim uma porta aberta na editora norte-americana.

Ainda sobre a Pixel, é importante lembrar que no segundo semestre de 2007 Cassius Medauar ocupou o cargo de editor-chefe após a saída de Braz Junior; coincidentemente ou não André Forastieri logo em seguida começou a se afastar do dia a dia da editora.

Em 2008 a Pixel começou o ano prometendo mais títulos e novidades nas bancas. No mês de junho finalmente foi lançada o segundo Mix da editora, a revista Pixel Fábulas.

Já a Conrad é uma das maiores editoras de quadrinhos do país. Fundada em 1993 por Rogério de Campos, a editora ganhou fama e cresceu no mercado nacional junto com o boom dos mangás no país – através principalmente de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco.

Mas além dos quadrinhos, a Conrad também aposta alto em títulos diversificados da literatura, com algumas publicações que dificilmente veríamos no mercado nacional pelas principais editoras: são livros que vão desde Discworld à Aventuras de uma Pseudovirgem.

Algo que na minha humilde opinião mostra a visão madura do Rogério de Campos em relação ao mercado nacional, ficando anos luz a frente de outros nomes conhecidos.

Mas, indo ao que interessa, o que se sabe até o momento é que a Ediouro há alguns meses entrou em “conversas” com a Conrad para uma possível compra, fusão ou parceria; porém, não se sabe mais do que isso pois ambas as partes preferem manter a discrição sobre o assunto.

Estrategicamente, uma aquisição da Conrad por parte da Ediouro faz todo sentido, pois traria para a editora o bom nome da Conrad e 15 anos de experiência – algo muito mais valioso que o catálogo que a Conrad possui.

Além da Pixel, a Ediouro também possui o selo Agir e adquiriu no inicio de 2008 a editora Desiderata, do famoso Pasquim e detentora de quadrinhos nacionais alternativos.

Visto no Universo Fantástico

Renato Lebeauquadrinhosconrad,Ediouro,ndré Forastieri,Pixel MediaVisto no Universo Fantástico A editora Ediouro há pouco menos de um mês anunciou ter adquirido os 20% restante da Pixel Media das mãos da Futuro Comunicação, empresa de André Forastieri, ex-Conrad e fundador da Pixel Media. Aqueles que acompanham o mercado nacional sabem que a Ediouro há tempos ganha terreno...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe