tudo_mais_ou_menos_verdade

Foi lançado ontem no Rio de Janeiro, o mais novo livro do cartunista, quadrinista e diretor de animação Allan Sieber, pela editora Desiderata.

Em seu terceiro lançamento pela editora, É Tudo Mais ou Menos Verdade – O Jornalismo Investigativo, Tendencioso e Ficcional de Allan Sieber, o autor gaúcho se utiliza o jornalismo em quadrinhos para dar a notícia com ênfase no “mais ou menos”, como ressalta a orelha do livro assinada por Eduardo Nasi – Sieber emprega seu toque pessoal e propositalmente tosco e sarcástico para fazer jornalismo de humor em quadrinhos.

A obra reúne, além de tiras inéditas, outras histórias do autor na mídia, nos principais veículos da imprensa nacional, em publicações alternativas e também em estrangeiras, como Piauí, Trip, Sexy, Playboy, O Globo, Zero Hora, e em títulos segmentados, como as revistas F#, Tarja Preta e Matanza Comix.

Ao seguir o caminho do jornalismo gráfico, que se tornou internacionalmente célebre a partir do trabalho de nomes como o do maltês Joe Sacco, Sieber conta suas próprias histórias com sabor tupiniquim, ressaltando em seu desenho o que há de ridículo e cômico em sua aldeia.

Mas o olhar pouco condescendente ao seu meio é igualmente implacável para retratar a si próprio e transformar a própria biografia em piada. Não por acaso, a seqüência de tirinhas que abre o livro assume contornos autobiográficos.

Com vários momentos improváveis; como a sátira à juventude bronzeada da zona sul carioca dos quadrinhos “Hitler no Leblon”, na qual um insano Hitler de bermudas encontra o novelista ”Carlos Mané” para debater o enredo trágico da próxima novela, enturma-se com a geração pitboy para perseguir prostitutas do calçadão e curte um sambinha classe média na Lapa.

O bairrismo gaúcho também não escapa ao humor corrosivo de Allan Sieber, que faz piada dos costumes locais. Sem média,  nem concessões, Allan Sieber não retrocede diante de patrulhas ideológicas e apresenta neste lançamento jornalismo gráfico com humor e ponto de vista e, sobretudo, sem manual de redação.

Allan Sieber estará no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), autografando seu novo livro.

É tudo mais ou menos verdade – Jornalismo investigativo, tendencioso e ficcional de Allan Sieber
Editora Desiderata
Allan Sieber
128 páginas
R$ 49,90

Renato LebeauquadrinhosAllan Sieber,É Tudo Mais ou Menos Verdade,Desiderata,Eduardo Nasi,F#,Joe Sacco,Matanza Comix,O Globo,Piauí,Playboy,Sexy,Tarja Preta,Trip,Zero HoraFoi lançado ontem no Rio de Janeiro, o mais novo livro do cartunista, quadrinista e diretor de animação Allan Sieber, pela editora Desiderata. Em seu terceiro lançamento pela editora, É Tudo Mais ou Menos Verdade - O Jornalismo Investigativo, Tendencioso e Ficcional de Allan Sieber, o autor gaúcho se utiliza...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe