Guazzelli, Marcatti e Spacca

Quem foi ontem no Ilustra Brasil 5!, no Senac, para ver a mesa redonda sobre pós e contras das adaptações de obras literárias para hqs, teve a oportunidade de ter uma excelente aula de métodos de criação, além de descobrir as opiniões dos artistas dessa nova tendência do mercado editorial.

Com a participação de Spacca, Eloar Guazzelli, Marcatti e os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon, foram mais de duas horas sobre situações que os artistas passaram como a decisão de qual traço assumir para as suas Hqs, as dificuldades de transpor para a linguagem de Hq, clássicos da literatura e do teatro.

Não faltou espaço para assuntos relativos ao mercado editorial e essa nova tendência, ao serem abordados sobre o que eles esperam ou se eles não sentem algum receio que vire modismo e que acabe perdendo a qualidade, os artistas foram taxativos: é bom que a produção continue, mas com consciência, ou segundo as palavras de Guazelli, “… é preciso que sejam publicadas coisas ruins, desde que se possa ter a consciência de que é ruim….”

Outro assunto também debatido foi sobre se hq é uma arte menor e se banalizaria os grandes clássicos, e se as obras sofrem algum preconceito no meio acadêmico, como resposta Spacca afirmou: “… eu particularmente considero Sandman mais complexo do que muito clássico da literatura, então não acho que hq é uma arte menor….”, “… não senti preconceito quando fiz Debret e até hoje não chegou nada até mim…”.

Como consenso final pode-se chegar à conclusão de que as adaptações não substituem as obras originais, e que não podemos esquecer que o artista tem total liberdade de adaptar a obra, e segundo Marcatti: “… a Relíquia que foi publicada é a minha versão, é Relíquia por Marcatti, do mesmo modo que Santô é o Santô do Spacca, se eu for fazer à mesma obra será algo totalmente diferente….”

Gabriel Bá e Fábio Moon

Ver o entusiasmo dos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon sobre a obra de Machado de Assis, e como eles sentem tendo a responsabilidade de terem feito a primeira obra de uma série de outras, foi realmente inspirador para quem deseja abraçar a carreira de quadrinhista, e eles deixaram claro que não é fácil esse caminho: “…. é preciso errar muito antes que se publique, nós erramos muito, e atualmente erramos menos, nós sabemos fazer histórias em quadrinhos, mas estudamos muito quando pegamos um novo projeto…”, não me perguntem qual dos gêmeos disse isso!!!!…

Enfim, uma noite de quarta feira que apesar de fria foi construtiva e elucidativa para quem tinha dúvidas sobre o assunto.

O Ilustra Brasil 5! acontece até o dia 13/07 no Senac Lapa.

Senac Lapa-Scipião
Rua Scipião, 67
São Paulo

Renato LebeauquadrinhosEloar Guazzelli,Fábio Moon,Gabriel Bá,Ilustra Brasil! 5,Marcatti,Senac,SpaccaGuazzelli, Marcatti e Spacca Quem foi ontem no Ilustra Brasil 5!, no Senac, para ver a mesa redonda sobre pós e contras das adaptações de obras literárias para hqs, teve a oportunidade de ter uma excelente aula de métodos de criação, além de descobrir as opiniões dos artistas dessa...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe