garagem_hermetica_socios_ltda

O Festival de Angoulême é considerado o maior evento de quadrinhos da Europa e o resultado com o nome do premiado foi anunciado no último dia do festival que ocorreu na cidade de Angoulême (sudoeste da França) desde do dia 28 de janeiro.

Neste ano foram selecionadas 3 revista brasileiras pelo júri, na seleção oficial do 37º Festival Internacional De La Bande Dessinee – Angolulême 2010 para a categoria “Publicação Alternativa”: Top!Top! 25, Garagem Hermética 5, Informativo Quarto Mundo 3.

As duas últimas fazem parte do catálogo do coletivo independente Quarto Mundo.

O Informativo Quarto Mundo 3, é editado por Edu Mendes, que também faz parte do conselho editorial da Garagem Hermética 5, que conta também com Roberta Bronzatto, Cadu Simões, Fabio Santos e Kleber de Souza.

O vencedor é convidado para a próxima edição do festival, ganha um estande durante todo o evento e participa do júri.

special_festival

Special Comics n°3

Infelizmente para os brasileiros, a publicação vencedora do Fauve D’Angoulême – Prêmio dos Quadrinhos Alternativos ficou com a publicação chinesa Special Comics n°3.

Mas isso não nos deve entristecer, parece que essa é a primeira vez na história do festival que uma publicação brasileira, em português, é selecionada. No ano passado, a La bouche du Monde, editada pelo Eduardo Barbier, foi selecionada, mas é editada em francês), segundo as pesquisas do próprio Edu Mendes.

Para baixar o pdf do Informativo Quarto Mundo, clique aqui.

Para saber mais informações sobre a Garagem Hermética 5, clique aqui.

Entrevista com Edu Mendes falando sobre como funciona a produção da Garagem, clique aqui.

Abaixo segue uma série de links sobre o Festival Internacional De La Bande Dessinee – Angolulême:

Matéria portuguesa sobre o Festival neste ano, clique aqui.

Matéria do Cláudio Martini falando da edição passada do festival que ele acompanhou, clique aqui.

Página oficial do festival com as Publicações Alternativas selecionadas pelo júri, clique aqui.

Página em Inglês do Festival de Angoulême, clique aqui.

Reportagens diárias sobre o festival feitas pela revista especializada em BD Bodoi e do site Charente Libre, clique aqui e aqui.

Diversas fotos do festival desse ano, clique aqui.

Abertura da exposição em homenagem aos Túnicas Azuis, com participação do seu desenhistas Willy Lambil (Raoul Cauvin, o argumentista, não costuma ir a Angoulême), clique aqui.

Fotos da exposição dedicada ao artista Fabrice Neaud, clique aqui.

Exosição dedicada ao mangá One Piece, é raríssimo ver páginas originais de mangá fora do Japão (ou mesmo no Japão), clique aqui.

Luc Besson apresenta em exclusividade para o festival cenas do seu filmes As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec, clique aqui.

Filmes feitos pela própria organização do festival. Um para cada dia:

Terça-feira, clique aqui.

Quarta-feira, clique aqui.

Quinta-feira, clique aqui.

Sexta-feira, clique aqui.

O Impulso HQ agradece a Edu Mendes pelo envio dos links sobre o 37º Festival Internacional De La Bande Dessinee – Angolulême 2010.

Renato LebeauquadrinhosAngoulême,Cadu Simões,Edu Mendes,Eduardo Barbier,estival Internacional De La Bande Dessinee,Fauve D'Angoulême,Fábio Santos,Festival de Angoulême,Garagem Hermética,Kleber de Souza,La bouche du Monde,Quadrinhos Alternativos,Quarto Mundo,Roberta Bronzatto,Special Comics,Top!Top!O Festival de Angoulême é considerado o maior evento de quadrinhos da Europa e o resultado com o nome do premiado foi anunciado no último dia do festival que ocorreu na cidade de Angoulême (sudoeste da França) desde do dia 28 de janeiro. Neste ano foram selecionadas 3 revista brasileiras...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe