Dia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação, e foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou, em 2002, o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2010 o Dia Internacional da Animação está sendo realizado em 30 países. No Brasil o evento é comemorado desde 2004 por iniciativa da ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação.

Inicialmente sendo comemorada só na cidade de São Paulo, em 2005, a data foi comemorada com uma exibição simultânea em cinco capitais brasileiras, em 2006 chegou a 19 cidades, em 2007, 50 municípios brasileiros participaram do evento, abrangendo todas as regiões do país. No ano de 2008, contou com a participação de 150 cidades, conquistando todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Em 2009, o DIA foi contemplado pela primeira vez com o Programa Petrobras Cultural fato que contribuiu visivelmente para o crescimento substancial do evento. Passando de 150 para mais de 400 municípios participantes, o Dia Internacional da Animação é o resultado de um trabalho intenso de milhares de pessoas envolvidas na produção do evento nacionalmente.

O evento que está em sua sétima edição, observou que nas seis edições anteriores, um crescimento contínuo e significativo, de tal forma que o diferencial desta é a reestruturação organizacional da equipe de produção nacional do DIA. Foram criados núcleos específicos de coordenação nacional setorizados e coordenadores regionais divididos em 8 regiões, visando dar maior atenção aos municípios participantes e fortalecer a estrutura de produção para dar sustentação ao crescimento esperado para os próximos anos.

A acessibilidade também é um diferencial, pois todas as atividades do DIA tem entrada Franca, e são abertas a todos os tipos de público de diversas faixas etárias (adultos, adolescentes e crianças) e classes sociais. Além disso, no último ano surgiu a idéia de ser realizada uma mostra especial para deficientes auditivos e visuais, este ano estas mostras são parte permanente do evento.

O Dia Internacional da Animação acontece em mais de 400 cidades brasileiras, e é realizado também em sua maioria em municípios do interior e em aéreas de difícil acesso cultural.

Para mais informações e toda a programação do evento acesse: www.diadaanimacao.com.br

Renato LebeauquadrinhosABCA,ASIFA,Dia Internacional da Animação,Emile ReynaudDia 28 de outubro é o Dia Internacional da Animação, e foi nesta data que, em 1892 que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe