Álbum reúne 23 histórias curtas escritas e ilustradas por André Toral, que mostra um pouco de um Brasil que muita gente desconhece. Contadas através de personagens normais como qualquer um de nós. Você não verá heróis infalíveis ou belas princesas em tramas cheias de floreios ou épicos magistrais. Cada história mostra um pouquinho do cotidiano dos brasileiros através de diversos momentos históricos com a sensibilidade e o humor que só alguém que já vivenciou aquilo saberia contar.

André Toral é um dos autores mais respeitados e aplaudidos do quadrinho nacional e, desde 1986, quando publicou sua primeira história, vem nos presenteando com essas histórias incríveis sobre o “brasileiro” que existe em todos nós.

“Há uma marca que une as histórias em quadrinhos feitas por André Toral. Seus trabalhos procuram mostrar situações vividas por brasileiros, sejam elas em detalhadas narrativas ou em contos pontuais, como os reunidos neste álbum. O leitor possivelmente irá se surpreender. Quem já conhece as tramas criadas por Toral vai perceber que ele não se prendeu apenas aos relatos históricos, ambiente de boa parte de sua produção e pelo qual ficou conhecido. Há também registros contemporâneos, pinçados do nosso presente. Quem nunca leu o autor terá a grata surpresa de encontrar registros vividos por diferentes brasileiros, de hoje e de ontem, muito bem narrados na forma de contos em quadrinhos.”
– Paulo Ramos
Jornalista e professor do curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo

André Toral é paulistano, 53 anos, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em História pelo Departamento de História (FFLCH/ USP).

Suas primeiras histórias em quadrinhos foram publicadas a partir de 1986 pela revista Animal. Já publicou também nas revistas Circo, Lúcifer e Chiclete com Banana entre outras. Em 1988 publica sua primeira graphic-novel, O Negócio de Sertão; em 1999 sua segunda graphic novel: Adeus, chamigo brasileiro. Uma história da guerra do Paraguai (Cia. das Letras, republicada em 2008).

Essas graphic novels receberam o prêmio HQ Mix nos anos em que foram publicadas. Em 2009 publicou “Os brasileiros” (ed. Conrad). Desde julho de 2009 publica mensalmente duas páginas na revista “Brasileiros”.

Curtas e Escabrosas

Histórias e Desenhos: André Toral
Devir Livraria
Capa: papel cartão 250g com orelhas e laminação fosca com reserva de verniz
Papel couchê 115g
20,5 x 27,5cm
72 páginas coloridas
R$ 39,50

Renato LebeauquadrinhosAndré Toral,Curtas e Escabrosas,DevirÁlbum reúne 23 histórias curtas escritas e ilustradas por André Toral, que mostra um pouco de um Brasil que muita gente desconhece. Contadas através de personagens normais como qualquer um de nós. Você não verá heróis infalíveis ou belas princesas em tramas cheias de floreios ou épicos magistrais. Cada...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe