salon_desiderata

Visto no Universo Fantástico

Na Paris do início do século XX não é só a efervescente vanguarda modernista que movimenta o principal reduto artístico da capital francesa; o Montmartre.

Uma série de assassinatos de pintores modernistas, praticados por uma misteriosa criatura de azul -que parece ter escapado diretamente de um quadro de Gauguin – também intriga a cidade.

O thriller noir em quadrinhos Salon (188 páginas, R$ 39,90) é um lançamento da Editora Desiderata.

Criação do norte-americano Nick Bertozzi, a HQ reúne personagens célebres; do naipe de Pablo Picasso, Georges Bruque, Erik Satie, os irmãos Gertrude e Leo Stein.

O enredo os une no centro dos crimes que agitam a Cidade-luz. Picasso é retratado como um “tampinha”, um tanto destemperado e obsceno. Na seqüência em que é introduzido à história, o excêntrico criador do Cubismo aparece nu e sem quaisquer papas na língua.

Ainda que a trama seja absolutamente ficcional, Bertozzi se inspirou na história da arte moderna, em especial no surgimento do Cubismo, para criar a base de seu thriller, mesclando traços da Paris de 1907 a uma narrativa fantástica que envolve ainda uma bebida secreta extraída de uma raiz só encontrada na Hungria, o misterioso absinto azul.

O líquido permite que, aqueles que o tomam, possam viajar por dentro da realidade paralela das telas que revolucionaram as artes plásticas.

Ao perceber que podem ser os próximos da lista do serial killer, Gertrude e Leo Stein se associam aos amigos Georges Braque, Pablo Picasso, Erik Satie e Guillaume Apollinaire – todos representantes das vanguardas artísticas nas artes plásticas, na música e na literatura – para desvendar os assassinatos. Juntos, descobrem uma intrigante e inusitada relação entre os crimes e o consumo do viciante absinto azul.

O autor Nick Betozzi, nascido em Nova Inglaterra, já recebeu uma indicação ao prêmio Eisner. Seu currículo inclui ainda vários prêmios Harvey e Ignatz.

>>UNIVERSO HQ – por Marcelo Naranjo

Visto no Universo Fantástico

Renato LebeauquadrinhosCubismo,Editora Desiderata,Erik Satie,Gauguin,Georges Bruque,Gertrude,Leo Stein,Montmartre,Nick Bertozzi,Pablo Picasso,SalonVisto no Universo Fantástico Na Paris do início do século XX não é só a efervescente vanguarda modernista que movimenta o principal reduto artístico da capital francesa; o Montmartre. Uma série de assassinatos de pintores modernistas, praticados por uma misteriosa criatura de azul -que parece ter escapado diretamente de um quadro...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe