O Dead Hamster Comics é um novo selo independente nascido de um coletivo de artistas formado por Amilcar Pinna, Amanda Grazini, Artur Fujita, Davi Calil, Greg Tocchini, Julia Bax, Bruna Brito e Roger Cruz.

Segundo o próprio Fujita, em entrevista exclusiva para o Impulso HQ, o coletivo tem como objetivo “uma mudança em nossas carreiras. Todos do Dead Hamster são ilustradores/quadrinhistas, mas gostaríamos muito de nos tornarmos autores. A ideia é lançar projetos todos os anos, tentando evoluir sempre, para daqui a algum tempo, quem sabe, sermos procurados para criar projetos e não apenas para desenhá-los!”

Greg e Fujita são nomes já conhecidos dos quadrinhos independentes brasileiros e também colaboram com o mercado internacional: Greg já desenhou o Thor para a Marvel. Fujita já coloriu os X-men. Calil é muito conhecido por sua técnica com guache sobre tela. Os três são professores da Quanta Academia de Arte, em São Paulo.

A estreia do selo foi em março desse ano com três álbuns: Sequence Shot de Tocchini, Surubotron de Davi Calil e Ascensão e Queda de Big Mini, de Fujita. Um ponto bacana, e incomum, além da faixa etária “para maiores de 18”, é que as HQs são cheias de referências a filmes, séries e programas de TV dos anos 1980 e 1990.

Quanto ao coletivo alcançar a gringolândia, Fujita comenta: “É claro que há interesse no mercado internacional, mas sem esquecer a galera aqui no Brasil!”, e continua, “O Davi Calil correu pra terminar o “Surubotron” a tempo do Festival de Angoulme, na França, que rolou em fevereiro desse ano. O Greg Tocchini mandou algumas edições do “Sequence Shot” para o FIC Santiago, no Chile. E a recepção lá fora foi muito boa também!”.

Sequence Shot se desenrola em torno de uma maleta vermelha muito cobiçada pelas personagens. É uma HQ contada em plano sequência, termo do cinema em que não há cortes na sequência de cenas, o que a torna extremamente estilosa e fácil imaginá-la como um filme. Com um toque Tarantinesco, especialmente por conta dos quadros, todos retangulares, a HQ surpreende por não conter diálogos e, mais ainda, porque eles não fazem falta!

Surubotron, assim como Sequence Shot, também é uma história “muda”. Satiriza a ficção científica, contando sobre uma poderosa máquina capaz de transformar uma cidade inteira em uma gigantesca suruba. Uma HQ divertida, cheia de reviravoltas e paisagens áridas cheias de cores incríveis, também surpreende ao provar o poder de uma história sem textos.

Diferente das duas anteriores, “Ascensão e Queda de Big Mini” é a única HQ que conta com textos. Fujita utiliza uma narrativa de fábula e construída em rimas. A biografia não autorizada do primeiro ator pornô anão do cinema, mostra como começou (e acabou) sua carreira e todos os conflitos que envolveram tal celebridade.

As referências oitentistas são muito claras nesse álbum com postêrs de filmes, como Exterminador do Futuro e Rock, por exemplo, em versões pornôs. Vale a leitura pela diversão!

Para quem se interessou, as HQs custam R$ 10,00 cada e podem ser adquiridas em lojas especializadas em quadrinhos e em lojas onlines que contam em seu acervo publicações independentes como a Ugra e a Monkix.

E fiquem atentos porque Fujita dá a dica: “acredito que o próximo lançamento será da Julia Bax, que deve lançar o “Remy” no FIQ. É um projeto de HQ que ganhou o ProAc desse ano, em parceria com o jornalista Diogo Bercito. Além de outros que devem ser lançados no ano que vem, mas ainda é um pouco cedo demais para falar sobre eles. Assim que pudermos começar a divulgar mandaremos notícias!” Estamos no aguardo, Fujita!

Roberta CadenasquadrinhosAmanda Grazini,Amilcar Pinna,Artur Fujita,Big Mini,Bruna Brito,Davi Calil,Dead Hamster,Greg Tocchini,Julia Bax,Roger Cruz,Sequence Shot,SurubotronO Dead Hamster Comics é um novo selo independente nascido de um coletivo de artistas formado por Amilcar Pinna, Amanda Grazini, Artur Fujita, Davi Calil, Greg Tocchini, Julia Bax, Bruna Brito e Roger Cruz. Segundo o próprio Fujita, em entrevista exclusiva para o Impulso HQ, o coletivo tem como objetivo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe