Diretamente do SOC! TUM! POW! – por Doctor Doctor

Em 2005, o logotipo que a DC Comics usava desde os anos 70 foi substituído pelo atual, muito mais moderno. Porém, por mais arrojado que este seja, terá vida curta, pois a editora acaba de apresentar o substituto.

Nele a letra D é representada como se fosse uma película que ao ser retirada revela a letra C abaixo dela. Isto simboliza a dualidade vivida pelos heróis da editora, cuja maioria possui uma identidade secreta.

“Não queríamos um logo estático, mas uma identidade viva que pudesse capturar o poder de nossos personagens e nossas histórias”, disse Amit Desai, o Vice-presidente sênior do Departamento de Administração de Franquias da DC Entertainment. “Além da flexibilidade, o novo logo transmite a ideia de uma identidade dupla: há mais do que os olhos podem ver. Você precisa olhar mais de perto para compreender a riqueza de nossos personagens e histórias.”

A dinamicidade e flexibilidade as quais Desai se refere será percebida na adaptação do logo aos produtos do grupo DC Entertainment e aos personagens da DC Comics, como pode ser conferido nas imagens abaixo.

“Nosso objetivo é representar a DC Entertainment com uma identidade provocativa e dinâmica”, explicou Nicolas Aparicio, Diretor Executivo de Criação da agência Landor Associates, a responsável pela elaboração do novo logo. “A solução é uma expressão viva que muda e se adapta ao personagem, às linhas de história e à maneira que os fãs consumem os produtos. A nova identidade é construída para a era digital, e pode ser facilmente animada e adaptada para tirar total vantagem oferecida por todos tipos de mídia.”

É importante ter em mente que a DC Comics é a divisão de quadrinhos de uma empresa maior chamada DC Entertainment, a qual é responsável pela produção de animações, filmes e games baseados nos personagens do Universo DC. Esta, por sua vez, é uma empresa componente do grupo Warner Bros. Entertainment. O novo logo começará a ser usado em março e estará presente em todas as propriedades da DC Entertainment.

Quando a editora havia apresentado somente a versão “crua”, sem qualquer acabamento, realmente achei que trocar o logo atual, o DC Spin, por este não foi uma boa troca. Na versão em preto e branco o novo parecia sem vida e estático, exatamente o oposto do que a empresa buscava.

Porém, ao vê-lo aplicado de várias formas minha opinião mudou e acho que ele tem muito potencial. De fato, ele funciona como que revelando a verdadeira natureza do produto que ele representa. O DC Spin é ótimo e gostei muito quando ele substituiu o DC Bullet, usado desde o final dos anos 70. Mas, após ver o novo passei realmente a achá-lo estático e sem graça.

Renato LebeauquadrinhosDC Comics,DC EntertainmentDiretamente do SOC! TUM! POW! - por Doctor Doctor Em 2005, o logotipo que a DC Comics usava desde os anos 70 foi substituído pelo atual, muito mais moderno. Porém, por mais arrojado que este seja, terá vida curta, pois a editora acaba de apresentar o substituto. Nele a letra D...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe