crise_hq

Em quadrinhos, jornal britânico culpa financistas americanos pela crise: “Com Bush e Blair falando em guerra, o futuro parecia cada vez menos promissor – quer dizer, exceto para O Doutor: ‘Compre ao som dos canhões!”

Visto no Blog Estadão – por Sílvio Guedes Crespo

O jornal britânico Financial Times publicou uma história em quadrinhos nesta terça-feira, 5, com o título “O Otimista”, explicando a crise econômica internacional. A arte alfineta os profissionais do mercado financeiro, especificamente gestores norte-americanos, pintando-os como pessoas prepotentes e atribuindo a eles parte da culpa pela crise.

A história acompanha dois personagens fictícios – uma ex-funcionária da Nasa que resolve trabalhar com finanças e o chefe dela, um arrogante profissional do mercado chamado Tony “Doutor” Spinoza, conhecido como “o sábio e a estrela da Rua” – e suas aventuras financeiras desde 2000, antes da bolha da internet, até a moratória em Dubai, no final de 2009.

A pequena saga começa com a idéia da dupla de fazer o IPO (sigla em inglês para oferta inicial de ações, que significa a entrada de uma empresa na bolsa de valores) de uma empresa sem saber sequer o que ela produz. O IPO fracassa junto com a queda do índice Nasdaq Composite, que caiu à metade em menos de um ano.

O Doutor e sua assistente passam por acontecimentos como o 11 de Setembro, as guerras e a crise imobiliária e financeira, mas sempre enxergando apenas as oportunidades, sem se importar com o fato de que consumidores endividados estão perdendo suas casas.

Veja a história em quadrinhos no site do Financial Times

Visto no Blog Estadão – por Sílvio Guedes Crespo

Renato Lebeauquadrinhoscrise econômica,Financial Times,Nasdaq CompositeEm quadrinhos, jornal britânico culpa financistas americanos pela crise: “Com Bush e Blair falando em guerra, o futuro parecia cada vez menos promissor – quer dizer, exceto para O Doutor: ‘Compre ao som dos canhões!” Visto no Blog Estadão – por Sílvio Guedes Crespo O jornal britânico Financial Times publicou uma...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe