Fanzine franco-brasileiro premiado no Festival da Argélia agora já pode ser comprado no Brasil

La Bouche du Monde foi o resultado, do curso de quadrinhos populares ministrado por Luis Paulo Jacob, vulgo Lupa, em 1991. “A Boca no Mundo” (título original em português), era um fanzine de quadrinhos undergroud com autores do estado do Pará. Depois da ida de Eduardo Pinto Barbier, um dos editores, para o sul da França em 1998, a Boca no Mundo, ou seja La Bouche du Monde, passou a ser o primeiro fanzine franco-brasileiro.

A BduM já publicou quadrinhos de Portugal, Argentina, Cuba, Canadá, Argélia, Camarões, Itália entre outros, e assim ela passou a ser internacional. A publicação já foi selecionada em Angoulême (França), em 2009 e 2011 e no Fibda (Argélia), em 2008, 2010 e 2011.

E foi entre os dias 4 a 8 de outubro de 2011 que aconteceu o IV Festival Internacional de HQ de Argel, (FIBDA), o mais importante festival de quadrinhos da Africa, com 120 autores convidados do mundo inteiro, onde a La Bouche du Monde, concorreu na sua categoria com mais 10 outras produções independentes vindas da França, Argélia, Togo, Egito, Congo e Líbano.

A La Bouche du Monde ganhou em primeiro lugar. O júri argumentou que a escolha foi baseada pela perseverança de 20 anos da publicação em divulgar os quadrinhos brasileiros, mas também por transformar o espaço para apresentar HQs de outros países.

Agora os brasileiros podem comprar também a La Boche du Monde. A edição de número 12 foi lançada durante os eventos RioComicon e FIQ, e também pode ser encontrada no site www.bodegadoleo.com.

Eesta nova edição lançada em setembro 2011 conta com artistas de seis países: Brasil, França Argentina, Portugal, Camarões e Argélia, este dois últimos pela primeira vez, é a África nas páginas da La Bouche du Monde.

Os autores presentes na edição de número 12 são: Junior Lopez, Alberto Pessoa, Jean Okada, A. Moraes, Salvador, Yango, E.Thomaz e Lucas Pimenta, todos representando o Brasil. A quadrinhista portuguesa Teresa Pestana, da França Syl, Mahdi Ali, o argentino Leo Sandler, da Argélia o quadrinhista Rym e de Camarões, Joëlle Ebongue. A edição ainda conta com uma entrevista com a quadrinhista brasileira Ana Luiza Kohler.

Para saber mais sonbre a La Bouche du Monde acesse o site www.labouchedumonde.com.

Renato LebeauquadrinhosEduardo Pinto Barbier,La bouche du Monde,Luis Paulo JacobFanzine franco-brasileiro premiado no Festival da Argélia agora já pode ser comprado no Brasil La Bouche du Monde foi o resultado, do curso de quadrinhos populares ministrado por Luis Paulo Jacob, vulgo Lupa, em 1991. “A Boca no Mundo' (título original em português), era um fanzine de quadrinhos undergroud com...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe