Começou o Anime Friends Especial Edition, evento esperado por muitos, principalmente pelos otakus (fãs de mangás e animes), e com era de se esperar para onde você olhava tinha um cosplay e alguém tomando Mupy.

Mas o Anime Friend não se resume a isso, na verdade toda a estrutura é um conjunto de eventos que acontecem simultaneamente como o Palco Cosplay onde acontecem as exibições em várias categorias como desfile, livre e tradicional, tem o espaço das Salas de exibições onde você pode escolher a sala temática que mais lhe agradar, sentar e ver durante o dia todo o seu anime favorito, o Palco Principal onde acontecem os shows e o campeonato YCC Internacional.

Quer ver cosplayers? Tem bastante no Anime Friends!

Para quem curte games uma boa opção é Game Show espaço dedicado as novidades dos jogos eletrônicos com exibição, campeonatos ou freeplay (entre e jogue), tem o Ásia Fest para os apreciadores da cultura e culinária oriental, com destaque para o espaço de Baseball e Softball que pela primeira vez a convite da organização do Anime Friends está presente falando das regras e como ser um esportista dessa modalidade, o Anime Shop é um espaço dedicado a venda de produtos para fãs de mangás e animes, como estátuas, DVDs, roupas e acessórios, inclusive espadas dos personagens, e esse ano a estréia da Comic Fair, uma área dedicada para os quadrinhos comics e mangá!

Rorschach vendo os mangás!

Claro que a equipe do Impulso HQ esteve presente nesses primeiros três dias de evento, 9,10 e 11 de junho, para acompanhar tudo o que está acontecendo e o que promete para essa semana nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho.

Esse é o primeiro post de uma série especial que a equipe do Impulso HQ está preparando, onde você leitor poderá acompanhar como foram as palestras que são gratuitas, e ainda curtir entrevistas exclusivas com os palestrantes, falando sobre suas carreiras, e explorando ainda mais os temas apresentados para o público.

Mas começaremos falando sobre a estrutura da Comic Fair e como ela está dividida.

Um dos pontos que pode favorecer o acesso ao público é que a entrada da Comic Fair, também é a entrada das caravanas do Anime Friends, o que faz o público circular pela área dos quadrinhos, mesmo que não seja o foco deles.

Cosplayers de quadrinhos, animes e mangá

O tamanho do Mart Center é amplo, e a área destinada a Comic Fair para quem está acostumado a eventos com pouco espaço pode surpreender. Nesse primeiro fim de semana pelo menos não houve aglomerações. Claro que em relação aos outros pavilhões do evento ele é menor, mas conversando com quem expõe fomos informados que em edições anteriores os fanzineiros já ficaram em locais sem paredes, logo, ponto a favor da organização em reservar uma área razoável para os quadrinhistas.

Falando em fanzineiros na Comic Fair tem um espaço reservado só pra eles, logo na entrada. É a Fanzine Expo, onde os artistas independentes levam o seu material e tem a oportunidade de se divulgar para o público. Vale ressaltar que há muito material bom por lá! O Impulso HQ está preparando um post especial só com essa turma que está presente no ExpoZine. Não deixem de conferir.

Cartaz da Fanzine Expo

Para quem já prefere visitar a feira para conhecer mais do universo dos quadrinhos, pode conferir a exposição de HQs raras de Alexandre Callari, que conta com obras datadas de 1936 e são verdadeiras relíquias editorais dos quadrinhos. Não perca em breve aqui no Impulso HQ a entrevista com Alexandre Callari sobre a exposição.

Ou se preferir apenas relaxar depois de um dia andando atrás do seu mangá favorito, tem o Comic Lounge, espaço dedicado aquele momento de descanso, com puffs para se acomodar, e ainda de quebra pode ler os quadrinhos que estão na prateleira. No fim do dia é um bom local pra ir com certeza!

Espaço Comic Lounge. Leia um quadrinho e relaxe

Outra coisa que chama atenção são os stands que estão na Comic Fair. Quem acha que só verá quadrinhos se engana.

Sim, estão lá empresas tradicionais de feiras de quadrinhos como a Comix Book Shop, que durante os três dias esteve lotada e reservou uma boa parte do acervo para os títulos mangás. Vale destacar que os produtos estão com 20% de desconto, menos os lançamentos, então se você quer completar a coleção pode ser uma boa pedida.

Falando em completar coleção quem quiser edições mais antigas tanto de mangá como de comics, pode aproveitar e passar nos stands dos sebos Multiverso e Mundo HQ. Além de ser bem atendido, você fica com o olho brilhando ao ver aquela edição que você procura há um bom tempo!

Stand da Comix Book Shop: A lista na mão é sempre indispensável

Editoras grandes como Panini e Cia das Letras também estão presentes com seus stands. A Panini dedica quase todo o seu espaço para Turma da Mônica Jovem e Naruto Pocket, já a Cia das Letras, leva os títulos do selo Quadrinhos na Cia, com uma grande ênfase em Scott Pilgrim, aproveitando a proximidade do lançamento do filme.

Também estão na Comic Fair a Editora New Pop com quatro lançamentos com descontos. Entre os novos títulos destaque para o clássico Metrópolis, criação de Osamu Tezuka, e a editora independente Crás, com publicações nacionais.

E por falar em publicações nacionais quem está presente também é o pessoal do Coletivo 4º Mundo, que traz grande parte do seu catálogo, e no sábado fez uma palestra sobre quadrinhos independentes no Brasil.

Palestra com o pessoal do Coletivo 4º Mundo: Alex Mir, Mário Cau e Will

Se o seu interesse é aprender sobre quadrinhos a Comic Fair também é uma boa oportunidade para você se aprimorar. Além das palestras e workhops que acontecem durante todos os dias da feira, é possível visitar o stand da Escola e Estúdio Impacto Quadrinhos, onde professores desenvolvem desenhos e esculturas ao vivo. Também há a opção da Área E, escola de desenho manga que também está com vários mini palestras onde o publico pode praticar na hora o seu traço.

Mas lembra que eu falei que não eram somente stands de quadrinhos?

Quem for a Comic Fair vai poder relembrar clássicos de jogos de tabuleiros na área reservada para a Grow, que montou uma arena de jogos como War, Perfil e Super Trunfo.

Planeta Arena: Cards Games para todos os gostos

Se a sua especialidade é Card Games não pode deixar de passar no espaço dedicado ao Planeta Arena, empresa especializada em jogos de RPG e Cards Games de todos os tipos, inclusive os raros. Durante a Comic Fair eles estarão promovendo trocas e vendas de cards, torneios e mini torneios com premiação. Os primeiros colocados ganharam um Booster e medalha. Interessante como os organizadores do Planeta Arena apontam a série Pokemon sendo ainda o mais popular e comparam o Card Game como um jogo de xadrez só que sem peças fixas, você monta o seu time de acordo com a sua vontade.

A PlayArte também está na Comic Fair com venda de DVDs originais por R$ 9,90. São títulos como Cavaleiros do Zoodiaco, Yu Yu Hakusho, One Piece, Digimon, Kamen Raiden e muito mais.

Level Up promete mudar tudo para essa semana. Saem os puffs e entram os computadores

Um grande espaço que está na Comic Fair que chama a atenção não só pelas lindas mulheres é a área reservada a Level Up, empresa de games on-line. Eles montaram um lounge com um grande telão onde durante todo o dia exibe animes diversos e o público pode relaxar em puffs. Mas quem acha que é isso se engana. Em uma das paredes é possível ler TOP SECRET, e o Impulso HQ foi se informar sobre o mistério.

Segundo os organizadores do stand esse espaço lounge é uma preparação para a semana que vem quando eles irão trazer o “Mundo Level Up” para dentro da Comic Fair. Eles montaram uma estrutura com computadores, onde serão realizados jogos, campeonatos, shows e exibições cosplay. Agora é esperar pela próxima quinta feira e analisar toda a mudança.

Não é só cosplay de quadrinhos que você vê na Comic Fair

Outro espaço dentro da Comic Fair que não envolve quadrinho é o Ars Mediaevales. Não é engano algum leitor, você tem um pequeno canto medieval dentro da feira. O grupo recria o estilo de vida e a cultura da época medieval, e lá você pode conferir réplicas de armaduras, instrumentos antigos, acessórios como colares e brincos, estatuetas e ainda saborear um prato típico. Conversando com um dos o responsáveis por essa área ele informou que eles estão presentes em diversas feiras do gênero anime e mangá, devido a abrangência que esse grupo engloba. Muitos desenhos têm referências em materiais medievais como as roupas e armas.

O grupo Hedmir que recria o estilo Viking tentará na semana que vem apresentar uma exibição de luta da época. Interessante analisar que muitos dos objetos que parecem reais são apenas cenografia e outros já são verdadeiros inclusive no peso. A fabricação dessas peças depende muito da encomenda do cliente, diz um dos organizadores.

Outro mundo que pode ser conhecido na Comic Fair e não é nada medieval é o Mundo Tagima, empresa especializada em instrumentos musicais como guitarra e violão.

Mundo Tagima: Entre e toque o quanto quiser

Conversando com Silvio Oliveira, representante de marketing da Sound Maker, empresa que faz uma ação conjunta com a Tagima, ele revela que o motivo deles estarem dentro da feira é que o público de anime e manga é muito interessado em música e bastante ligado às novidades que saem na Internet. Logo é um publico que sabe das novidades sonoras e que acompanham com o seu anime favorito. Pela primeira vez a Sound Maker e a Tagima estão com essa parceria e segundo Silvio o retorno do público tem surpreendido.

“Aqui já passou de tudo, desde metaleiros, hardcore, emos e pessoas coloridas. O pessoal vem senta ai e fica tocando, muito bom”, diz Silvio a respeito da ação que está sendo realizada na Comic Fair. Sim leitor se você gosta de tocar é só chegar no stand pegar o seu instrumento e tocar. Não precisa pagar nada e não tem limite de tempo e você ainda concorres a seis amplificadores da Sound Maker e duas guitarras da Tagima. É só chegar e preencher uma ficha.

Link esquece a ocarina no Mundo Tagima

Para semana que vem eles planejam sortear durante o show do Angra as guitarras e amplificadores no palco principal. Isso sem contar uma ação surpresa que segundo Silvio envolve um dos integrantes do Angra, mas que ele não pode revelar. É esperar pra ver. Para o próximo fim de semana estão programados sorteios de guitarra personalizada com animes e amplificadores personalizados com os personagens de Naruto e Pokemon com a rádio Transamérica que fará links ao vivo do evento.

Depois de falar tanto dos stands não posso deixar de falar sobre a programação da Comic Fair. Grande parte das atividades acontece no palco que está localizado logo na entrada. Lá os quadrinhistas conversam com o público com a ajuda de um telão ao fundo, para aqueles que preferem exibir imagens.

Palestra sobre roteiro com Emílio Baraçal

No palco acontece também o Quiz sobre animes e mangás e os desfiles de cosplays de super heróis com o pessoal da Comics Cosplay Brasil.

Legal que a organização deixou um espaço para depois das palestras onde o palestrante pode conversar com quem for até ele. E é um bom local para fazer o registro de fotos.

Desfile de cosplays de quadrinhos

Durante esses três dias já subiram no palco para palestrar sobre assuntos diversos, Emílio Baraçal, Rod Reis, Klebs Jr., Caio Majado, Manoel de Souza, Coletivo Quadricine, Comics Cosplay Br, Quarto Mundo e Fabrizio Yamai. O Impulso HQ pretende em breve colocar resumos de todas essas palestras que aconteceram na Comic Fair, juntamente com entrevistas com os palestrantes.

Desfile de cosplays de quadrinhos

O que deu pra perceber desse primeiro fim de semana de Comic Fair é que grande parte dos stands estavam em um clima de pré-evento, deixando para essa semana as suas atrações principais. Isso deve ser reflexo da tradição do Anime Friend de super lotar em público nos dois últimos dias. Dá pra perceber que existe uma expectativa em relação ao que vai acontecer nessa semana e principalmente sobre a receptividade do público para uma área só para quadrinhos e mangá.

Mário vai as compras no pavilhão Anime Shop.

Agora é esperar a próxima quinta e ver como tudo acontece. Se você é fã de quadrinhos e quer uma boa programação com certeza a Comic Fair é um bom local para passar o dia. A equipe do Impulso HQ estará lá acompanhando de perto o que está acontecendo, e não perca os posts especiais sobre o evento. Até o próximo post de cobertura.

GALERIA DE IMAGENS:

Fotos de Gisele Marin, Ítalo Cesar e Renato Lebeau

O que já foi publicado sobre a Comic Fair:

Entrevista: Will – Quarto Mundo

Rod Reis na Comic Fair: Como foi

Palestra Emílio Baraçal na Comic Fair: Como foi – Parte 2

Palestra Quarto Mundo na Comic Fair: Como foi

Um gaijin no universo otaku

Fanzine Expo na Comic Fair

Exposição de HQs Raras e Comic Lounge na Comic Fair – Entrevista com Alexandre Callari

Palestra Fabrízio Yamai na Comic Fair: Como foi

Entrevista: Logan Barros – Modelismo e Molde

Palestra Emílio Baraçal na Comic Fair: Como foi

Comic Fair 2010: Como foi – primeira parte

Renato Lebeauquadrinhosanimê,anime fiends,Caio Majado,Coletivo Quadricine,Comic Fair,Comics Cosplay Br,Emílio Baraçal,Fabrízio Yamai,Klebs Jr.,mangá,Manoel de Souza,Quarto Mundo,Rod ReisComeçou o Anime Friends Especial Edition, evento esperado por muitos, principalmente pelos otakus (fãs de mangás e animes), e com era de se esperar para onde você olhava tinha um cosplay e alguém tomando Mupy. Mas o Anime Friend não se resume a isso, na verdade toda a estrutura é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe