vidas-quadrinhos-relatos-zinasDesde que se conheceram, há dois anos, as integrantes do coletivo ZiNas, formado exclusivamente por mulheres em atuação no mercado gráfico mineiro, publicam trabalhos para promover a representatividade artística de minorias. O combate ao preconceito, a busca por inclusão social e a valorização da diversidade também guiam o novo projeto do grupo. Vidas, Quadrinhos e Relatos.

A iniciativa será realizada em duas etapas: a inicial oferece três meses de oficinas gratuitas, ministradas pelas próprias artistas, e a segunda fase consiste na publicação de um livro, resultante da pesquisa feita pelos alunos e pelas arte-educadoras ao longo do projeto. As inscrições para a primeira oficina, que acontece em maio no Centro Cultural Padre Eustáquio, ficam abertas de 18 a 25 de abril.

vidas-quadrinhos-relatos-zinas-2Os encontros têm a proposta de inclusão em vários âmbitos: a partir do conteúdo, dos atendidos e da tradução das experiências de vida desses participantes em arte. Cada aluno é protagonista no processo e na criação de desenhos, quadrinhos, poesias e outras produções artísticas, tendo a equipe do projeto como apoio. O objetivo é abordar, por meio das artes plásticas, temas como feminismo, cultura negra e suas manifestações, diversidade sexual e identidade de gênero. O público-alvo das oficinas são mulheres, negros, LGBTT e pessoas com deficiência auditiva.

A equipe é formada por uma intérprete em Libras e três arte-educadoras por encontro, além de dois psicólogos com experiência em iniciativas de assistência social. As responsáveis pelo projeto, que conduzem as aulas, são sete das oito integrantes do coletivo ZiNas: Aline Lemos, Ana Schirmer, Carolita Cunha, Carol Rossetti, Day Lima, Priscapaes, além da nova componente do grupo, Laura Athayde. Vidas, Quadrinhos e Relatos é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte por meio de aprovação no edital 2014.

O resultado das oficinas do projeto Vidas, Quadrinhos e Relatos tem lançamento em livro programado para o segundo semestre de 2016. Além de desenhos, poesias e outras produções selecionados entre as obras feitas pelos alunos, a publicação terá cinco trabalhos de cada uma das integrantes das ZiNas envolvidas no projeto como arte-educadoras, totalizando 35 ilustrações do coletivo. O livro será impresso em uma tiragem de 2 mil exemplares, sendo metade dos volumes destinada à doação em espaços como bibliotecas, centros culturais, instituições de ensino e equipamentos municipais.

ZiNas por Pablo Bernardo
ZiNas por Pablo Bernardo

São 30 vagas, 10 em cada uma das três oficinas mensais. Os interessados em participar das aulas do Centro Cultural Padre Eustáquio podem se inscrever gratuitamente até 25 de abril, solicitando o formulário pelo e-mail [email protected] A classificação etária é 16 anos. A partir dos questionários, os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma etapa presencial, que consiste em uma entrevista para garantir que a proposta de inclusão seja concretizada. O resultado sai no dia 3 de maio no site das ZiNas e as aulas acontecem nos quatro sábados do mesmo mês, sempre das 14h às 18h. Os outros locais que recebem as oficinas são o Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira, aos sábados de junho, e o Instituto Paulina Reichsul, em julho.

Vidas, Quadrinhos e Relatos
Período de inscrições para a primeira oficina – De 18 a 25 de abril
Forma de inscrição – Formulário eletrônico solicitado por e-mail [email protected].
Resultado com os selecionados – Dia 3 de maio no site das ZiNas.
Local – Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821 – Padre Eustáquio)
Datas das aulas – Sábados de maio (7, 14, 21 e 28)
Horários – Sempre das 14h às 18h
Classificação Etária – 16 anos
Participação – Gratuita

Próximas oficinas:
Local – Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Av. Presidente Antônio Carlos, 821 – São Cristóvão – dentro do Mercado da Lagoinha)
Datas das aulas – Sábados de junho
Local – Instituto Paulina Reichsul (Rua Célio de Castro, 347 – Floresta)
Datas das aulas: 9, 16, 23 e 30 de julho

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/04/vidas-quadrinhos-relatos-zinas-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/04/vidas-quadrinhos-relatos-zinas-1-300x289.jpgRenato LebeauquadrinhosAline Lemos,Ana Schirmer,Carol Rossetti,Carolita Cunha,Day Lima,Laura Athayde,Priscapaes,ZiNasDesde que se conheceram, há dois anos, as integrantes do coletivo ZiNas, formado exclusivamente por mulheres em atuação no mercado gráfico mineiro, publicam trabalhos para promover a representatividade artística de minorias. O combate ao preconceito, a busca por inclusão social e a valorização da diversidade também guiam o novo...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe