A editora Volta e Meia lançou uma versão em quadrinhos do clássico cordel brasileiro “A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás”, de autoria de Leandro Gomes de Barros, fundador da literatura de cordel no Brasil e considerado o maior poeta popular do país.

Os quadrinhos foram feitos pelos consagrados ilustradores Klévisson Viana e Eduardo Azevedo. Com base em pesquisa iconográfica, a dupla traduziu em imagens os versos da batalha entre um paladino francês e um guerreiro turco durante o período histórico das Cruzadas. “Esta nova roupagem ficou chique. A HQ, que é cultura de massa, aproxima o cordel do público mais jovem”, avalia Vidal Santos, presidente da Academia Brasileira de Cordel (ABC).

A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás é o mais importante cordel sobre a gesta (poema épico da Idade Média) do imperador francês Carlos Magno. Ferrabrás, filho do almirante Balão (governante da Espanha mulçumana), desafia entre os Doze Pares de França (a nata da cavalaria do imperador francês Carlos Magno) um que o enfrente em combate singular. O único que se apresenta é Oliveiros, mesmo ainda se recuperando dos ferimentos da batalha anterior.

A princípio ele faz passar-se por Guarim, seu escudeiro, mas Ferrabrás, desconfiado, descobre tratar-se de um nobre e, durante a batalha, mais de uma vez, mostra-se cortês, de acordo com as leis da cavalaria. Notando o estado em que se encontrava o oponente, Ferrabrás oferece-lhe um bálsamo capaz de curar todas as feridas, mas Oliveiros, orgulhoso, recusa. Só aceita servir-se de bálsamo quando o toma pela espada.

As ilustrações do livro cativam o leitor pela riqueza de detalhes. A edição em HQ da Volta e Meia traz ainda um apêndice com os desenhos das armas e objetos de cavalaria utilizados na época.

Segundo o escritor e cordelista Marco Haurélio, a fonte remota do cordel “A batalha de Oliveiros com Ferrabrás” é uma canção de gesta francesa do século XII, chamada de Fierabras. Com o tempo, o enredo original dessa composição medieval foi alterado sensivelmente, até transformar-se na História do imperador Carlos Magno e dos Doze Pares de França (também conhecida como Livro de Carlos Magno). A tradução para o português foi feita por Jerônimo Moreira de Carvalho, em 1728, de um velho romance espanhol.

A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás
Editora Volta e Meia
Baseado no texto de Leandro Gomes de Barros
Arte: Klévisson Viana e Eduardo Azevedo
21 x 29,5 cm
52 páginas
R$ 35,00

Renato LebeauquadrinhosA Batalha de Oliveiros com Ferrabrás,Cordel,Eduardo Azevedo,Klévisson Viana,Leandro Gomes de Barros,Volta e MeiaA editora Volta e Meia lançou uma versão em quadrinhos do clássico cordel brasileiro “A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás”, de autoria de Leandro Gomes de Barros, fundador da literatura de cordel no Brasil e considerado o maior poeta popular do país. Os quadrinhos foram feitos pelos consagrados ilustradores Klévisson...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe