artigo_denilson_cinema_hq_04.jpg

Texto de: Denilson Rosa dos Reis*

Superman – O Retorno: O filme conseguiu amarrar bem a série anterior com este novo projeto. A idéia do retorno do Superman após 5 anos afastado da Terra foi muito bem bolada. A cena do retorno do herói foi emocionante, com o povo aplaudindo. Muito bacana! Mas a partir daí parece que não vai deslanchar, ficando aquela expectativa sempre para a próxima cena.

O filme também ficou muito preso ao passado, pairando sempre sombra do ex-Superman Cristopher Reever. A nostalgia foi à tônica desta produção. Por outro lado, ficaram alguns ganchos para serem explorados numa provável seqüência.

O que se espera é que o diretor Brian Singer (X-Men) possa comandar um novo projeto fazendo-o mais moderno, aproveitando as novas tecnologias de efeitos especiais. Aliás, neste ponto o filme já teve cenas bem legais.

Batman Begins: A grande virtude é que o foco do filme é o personagem Batman. Christopher Nolan preocupou-se em mostrar aos espectadores quem é o Cavaleiro das Trevas, suas angústias, seus tormentos e, principalmente, que não apenas os pais de Bruce Wayne foram assassinados, o próprio menino Bruce deixa de existir para dar lugar ao Batman.

O Homem Morcego não é Bruce Wayne fantasiado de justiceiro, e sim Wayne é uma figura criada para cobrir a personalidade vingativa do Morcego. Nesta película, os vilões Ra’s al Ghul e Espantalho, além do mafioso Carmine Falcone, não roubam o filme, tem como propósito apenas um suporte para conhecermos quem é Batman.

O longa foi inspirado, e muito bem, na clássica série de histórias em quadrinhos Batman: Ano Um (1987), escrita por Frank Miller com desenhos de David Mazzucchelli.

300: O filme conta um fato real – a Batalha de Termópilas de 480 a.C. envolvendo o exército Persa liderado por Xerxes contra 300 espartanos comandados por Leônidas. Além disso, o filme é uma versão cinematográfica da obra em História em Quadrinhos de Frank Miller.

Embora tenha suscitado algum debate político/ideológico, o fato é que a película procurou adaptar quase fielmente a HQ de Miller em várias cenas, tal qual já havia ocorrido em Sin City. Como entretenimento, o filme é excelente!

A luta de Leônidas contra o gigante disforme lembra as batalhas de Conan na revista “Espada Selvagem”. Frank Miller tem tido sorte nas adaptações de suas HQs para as telas de cinema.

Ilustração: Anderson Ferreira (RS)

*Professor de História, músico e fanzineiro
Contato: [email protected]
Ilustração: Anderson Ferreira (Alvorada/RS)

Renato Lebeau300,Batman Begins,SupermanTexto de: Denilson Rosa dos Reis* Superman – O Retorno: O filme conseguiu amarrar bem a série anterior com este novo projeto. A idéia do retorno do Superman após 5 anos afastado da Terra foi muito bem bolada. A cena do retorno do herói foi emocionante, com o povo aplaudindo....O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe