cartilha_maria_da_penha

Visto no Zine Brasil – por Michelle Ramos.

Mais um lançamento que comprova a eficácia dos quadrinhos como grande divulgador de massa que é, pois no dia 6 de março, foi lançada pela Academia Paulista de Magistrados na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Cartilha Maria da Penha, uma publicação didática no formato de HQ que como a própria lei, tem como objetivo orientar os leitores sobre os direitos das mulheres, além de registrar em suas paginas as mais importantes conquistas realizadas pelas mesmas.

A Cartilha Maria da Penha traz ilustrações abordando a Lei 11.340/06, que entrou em vigor no dia 7 de agosto de 2006. A lei recebeu o nome Maria da Penha, por causa da história de Maria da Penha Maia Fernandes, líder de varios movimentos em defesa dos direitos das mulheres, e vítima deste tipo de crime, sendo a mesma o impulso que faltava para definição da legislação que temos hoje.

O texto da cartilha foi elaborado pelo juiz Richard Francisco Chequini, atualmente assessorando a Seção Criminal do TJSP. O material será distribuído gratuitamente para crianças do ensino fundamental, jovens, ONGs, bibliotecas e outros locais, visando aproximar a comunidade da legislação em vigor e conscientizar e promover o respeito à entidade familiar e aos direitos da mulher.

Considerada uma das mais avançadas na proteção do direito da mulher, a legislação, protege a mulher não só contra a agressão física, mas também contra a violência psicológica, sexual, moral e patrimonial.

A cartilha foi publicada com apoio do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, da Associação Paulista de Magistrados e da Escola Paulista da Magistratura; São 200 mil exemplares impressos.

Ainda durante a cerimônia a desembargadora do TJSP, Maria Cristina Zucchi, membro da Academia Paulista dos Magistrados, falou em nome dos empossados e dos homenageados, fazendo um relato das lutas femininas, relembrando as mulheres que fizeram parte fundamental da história.

Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/noticias

Visto no Zine Brasil – por Michelle Ramos.

Renato Lebeauquadrinhoscartilha,Maria da Penha,Richard Francisco Chequini,TJSPVisto no Zine Brasil - por Michelle Ramos. Mais um lançamento que comprova a eficácia dos quadrinhos como grande divulgador de massa que é, pois no dia 6 de março, foi lançada pela Academia Paulista de Magistrados na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a Cartilha Maria da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe