Para quem ainda não leu nos inúmeros sites que estão fazendo o seu papel a apoiando essa carta, no dia 23 de dezembro de 2009 foi afastada do seu cargo de diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Maria Ivete Araújo, mais conhecida como Zetti.

Depois de chefiar a organização do evento de humor por mais de 30 anos, Zetti foi exonerada de seu cargo, sendo notificada da decisão por uma carta.

Em apoio a essa profissional que dedicou tanto da sua vida aos quadrinhos, caricaturas, cartuns e afins, três entidades ligadas às artes gráficas elaboraram e encaminharam uma carta aberta a prefeitura de Piracicaba.

Além da três entidades, ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), SIB (Sociedade dos Ilustradores do Brasil) e Imag (Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil), mais de 138 profissionais que atuaram no salão como jurados ou com trabalhos selecionados já manifestaram o seu apoio assinando. A lista conta com nomes como Angeli, Laerte, Fernado Gonsales, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura e Ziraldo, além de jornalistas, pesquisadores e escritores.

A seguir na íntegra a carta que está sendo divulgada em inúmeros sites de quadrinhos e também alcançando outras mídias como jornais e televisão, e sendo apoiada até por profissionais internacionais.

“Ilmo. Sr. Prefeito Barjas Negri,
Srs.Vereadores da Câmara Municipal de Piracicaba, André Gustavo Bandeira, Ary de Camargo Pedroso Jr, Bruno Prata, Capitão Gomes, Carlos Alberto Cavalcante, João Manoel dos Santos, José Antonio Fernandes Paiva, José Aparecido Longatto, José Benedito Lopes, José Luiz Ribeiro, José Pedro Leite da Silva, Laércio Trevisan Jr, Márcia Gondim C. C. Dias Pacheco, Marcos Antonio de Oliveira, Paulo Henrique Paranhos Ribeiro e Walter Ferreira da Silva

Cidadãos de Piracicaba,
Esta carta representa as entidades de classe abaixo assinadas, com cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e Internet, editoras de livros e agências de publicidade. Os cartunistas são a alma do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Sem sua participação, não há conteúdo para a realização do evento. Somos, portanto, também responsáveis pela sua continuidade. Algo que o poder público municipal não pode deixar de reconhecer. Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual a Sra. Maria Ivete Araújo (Zetti), colaboradora e diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba nos últimos 30 anos, foi exonerada de seu cargo, durante as festas de fim de ano, por meio de uma carta entregue pelo secretário substituto temporário. É inegável a competência de Maria Ivete Araújo, ao longo de várias gestões, na construção da longa história de sucesso do Salão. Razão pela qual adquiriu todo o respeito no Brasil e no estrangeiro. Tendo sido, inclusive, adotada pelos humoristas gráficos como um símbolo da continuidade e resistência, até mesmo diante da ditadura e da censura. Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Piracicaba e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Zetti foi descartada por uma decisão notadamente política. Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. O Salão não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do evento valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a Arte. É assim que os cartunistas o compreendem. Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito Barjas Negri, que sempre demonstrou carinho pelo Salão. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado. Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. É o governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais como esse. Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação de retorno da Sra. Maria Ivete Araújo ao cargo de Diretora do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor de Piracicaba (CEDHU) complementando com uma ampla discussão sobre o processo de modernização estrutural do Salão e seu fortalecimento. Pois temos toda a convicção de que tal decisão será essencial para a valorização de nossa representatividade no evento.

Atenciosamente,

ASSOCIAÇÃO DOS CARTUNISTAS DO BRASIL (ACB), POR JOSÉ ALBERTO LOVETRO
INSTITUTO MEMORIAL DE ARTES GRÁFICAS DO BRASIL (IMAG), POR GUALBERTO COSTA
SOCIEDADE DOS ILUSTRADORES DO BRASIL (SIB), POR ORLANDO PEDROSO (PELO CONSELHO DIRETOR)

COM APOIO DE:
ADÃO, AIRON, ALAN SOUTO MAIOR, ALBERT PIAUÍ, ALCY, ALMEIDA, AMORIM, ANDRÉ BROWN, ANDRÉ DINIZ, ANDRÉ VALENTE, ANGELI, ATTILIO, AUDÁLIO DANTAS, BAPTISTÃO, BENETT, BIRA, BIRATAN, BRUNO LIBERATI, CAIO YO, CARCAMO, CARLUS, CARRIERO, CASSO, CAU GOMEZ, CESAR FREITAS, CIVAL EINSTEIN, CLAUDIO MARTINI,CLÉRISTON, CUSTÓDIO, DACOSTA, DANIEL ESTEVES, DANIELA BAPTISTA, DÊNIS MENDES, DIL MARCIO, DINO ALVES, DIOGO SALLES, DOUGLAS QUINTA REIS, DUKE, Dra BETÂNIA LIBANIO, Dra SONIA LUYTEN, EDGAR VASQUES, EDRA, EDU MENDES, ELOAR GUAZZELLI, EMILIO DAMIANI, EMMAN, ÉRICO ASSIS, FABIO SALES AGNATI, FAUSTO BERGOCCE, FERNANDES, FERNANDO COELHO DOS SANTOS, FERNANDO GONSALES, FLAVIO LUIZ, FLOREAL, FRED, GUALBERTO COSTA, HUMBERTO PESSOA, HUMBERTO YASHIMA, IEIO, IVAN CONSENSA, JAL, JBOSCO, JEAN, JÔ OLIVEIRA, JOÃO LIN, JORGE BARRETO, JORGE INACIO, JOTAA, JOZZ, JUNIÃO, JUNIOR LOPES, KLEVISSON, LAERTE, LAUDO, LEANDRO BIERHALS, LEANDRO ROBLES, LELIS, LUIS FERNANDO VERÍSSIMO, LUIZ CARNEIRO, LUTE, MACHADO, MANGA, MARCELO ALENCAR, MARCELO RAMPAZO, MARCIO BARALDI, MÁRCIO LEITE, MARCOS GARUTI, MARCOS VENCESLAU, MARINGONI, MASTROTTI, MAURICIO RETT, MAXX, MICHELLE RAMOS BARBOSA, MINO, MIRAN, MORETTINI, NEI LIMA, OMAR VIÑOLE, ORLANDELI, ORLANDO, PAFFARO, PAULO BRANCO, PAULO SETUBAL, PAULO URSO, PELICANO, QUINHO, RAPHAEL FERNANDES, RAY COSTA, RENATO LEBEAU, RENATO STEGUN, RICARDO SOARES, RICKY GOODWIN, RICO, ROBERTO RIBEIRO, RODRIGO ROSA, RÔMULO, RONALDO CUNHA DIAS, RUCKE, SANTIAGO, SERGIO GOMES, SERGIO MÁS, SIDNEY GUSMAN, SOLDA, SPACCA, SPETT, TONI DAGOSTINHO, TURCIUS, VERDE, VERONEZI, WILSON FIGUEREDO, WILL, WILLIAM MEDEIROS, ZÉ ROBERTO, ZÉLIO, ZIRALDO e ZUENIR VENTURA

Renato LebeauquadrinhosAngeli,associação dos cartunistas do Brasil,caricaturas,cartuns,Fernado Gonsales,Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil,Laerte,Luis Fernando Verissimo,Maria Ivete Araújo,quadrinhos,Salão Internacional de Humor de Piracicaba,Sociedade dos Ilustradores do Brasil,Zetti,Ziraldo,Zuenir VenturaPara quem ainda não leu nos inúmeros sites que estão fazendo o seu papel a apoiando essa carta, no dia 23 de dezembro de 2009 foi afastada do seu cargo de diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Maria Ivete Araújo, mais conhecida como Zetti. Depois de chefiar a...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe