Artistas nacionais e estrangeiros invadem a Estação Luz do Metrô São Paulo. Na mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor, o público pode conferir divertidas versões dos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Falcão, do papa Bento 16, do ex-boxeador Maguila e do treinador Dunga. Os trabalhos permanecem em exposição até 30 de setembro.

Um tributo às personalidades brasileiras que conquistaram gerações, mas que já não estão entre nós, foi pensado para a mostra. É o caso de Tim Maia, Dercy Gonçalves, Raul Cortez e Oscar Niemeyer, que tiveram seus traços fisionômicos distorcidos e, assim, garantem boas risadas do público, mesmo com a correria do cotidiano.

Figuras de peso na política internacional não ficaram imunes. Entre os exemplos estão o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, o primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churcill, e o ditador norte-coreano Kim Jong-il.

Completam o hall das 30 celebridades da exposição a missionária católica Madre Teresa de Calcutá, a pintora mexicana Frida Kahlo, o ex-pugilista Mike Tyson e o trompetista Louis Armstrong.

Entre os brasileiros que assinam as obras está o grande vencedor do Salão de Humor em 2012, Bruno Hamzagic de Carvalho, de Taboão da Serra (SP). E há também o mexicano Carlos David Fuentes Hierrezuelo, o iraniano Saeed Sadeghi e o colombiano Sílvio Vela Correa.

“A qualidade das caricaturas do Salão de Humor é reconhecida no mundo todo. Em cada edição é possível conferir novas técnicas e tendência em fazer este tipo de humor”, avalia o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão Prefeitura de Piracicaba responsável pela mostra, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

De caráter itinerante, a mostra teve início em julho pela Estação Clínicas (Linha 2 – Verde) e percorreu em agosto a Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha). Essa é a segunda vez que obras do Salão são expostas no Metrô. Em 2011, uma seleção de cartuns e caricaturas foi apresentada aos passageiros.

“Trouxemos para São Paulo algumas produções que se caracterizam pela beleza plástica e com alto tratamento artístico”, completa Edu Grosso, ao enaltecer a parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Ainda na capital, está em cartaz até 14 de setembro a Mostra do Acervo do Salão Internacional de Humor, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Ela reúne 44 cartuns e charges que marcaram época no evento. “A maioria aborda o regime ditatorial brasileiro”, diz Edu Grosso.

Exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor
De 10 a 30 de setembro
Estação Luz do Metrô (Linha 1 – Azul)
São Paulo – SP
Mais informações sobre o Salão Internacional de Humor de Piracicaba acesse www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

Renato Lebeauquadrinhoscaricaturas,Salão Internacional de Humor de PiracicabaArtistas nacionais e estrangeiros invadem a Estação Luz do Metrô São Paulo. Na mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor, o público pode conferir divertidas versões dos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Falcão, do papa Bento 16, do ex-boxeador Maguila e do treinador Dunga. Os trabalhos permanecem em...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe