Graphic novel de ficção tem como tema principal, o cangaceirismo no nordeste brasileiro, no início do século XX

“Carcará”, de Aloisio de Castro, é uma graphic novel que é um dos dez projetos de história em quadrinhos selecionados e viabilizado com o incentivo e apoio do Programa de Ação Cultural – ProAc de 2010 da Secretaria de Estado da Cultura – Governo de São Paulo.

Com apresentação feita pelo escritor José Feliciano, o albúm apresenta as violentas disputas entre famílias poderosas e a falta de perspectivas de ascensão social numa região de grande miséria levaram ao surgimento de bandos armados, gerando o fenômeno do cangaço.

A HQ conta a trajetória de dois fazendeiros, inimigo um do outro, que carregam histórias de sangue e ódio em seus passados. Na disputa por terras e pela água escassa, naquela região agreste, muitos já tombaram.

De um lado, encontraremos o coronel Emerenciano como símbolo de um poder oligárquico, dos antigos “coronéis” emanando seu poder através da violência, e do outro, a resistência dos fazendeiros na figura de Ananias disposto a perder tudo para manter sua honra e a sua família. No meio dessa trama estão várias personagens, entre elas, o famigerado cangaceiro Carcará.

O assunto sempre entusiasmou o autor, que começou os primeiros traços em 2003, mas foi com a escolha do projeto CARCARÁ pelo ProAc 04/2010 da  Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, que dedicou um estudo mais a profundo aos aspectos sociais, a história do cangaço no nordeste, armamentos, indumentária, os tipos físicos, a região, a moeda corrente, hábitos e costumes relacionados ao período histórico de 1920 a 1932.

As artes finais foram feitas todas a mão, usando nanquim sobre papel schueller, no formato original 21 x30 cm.
O estilo do desenho é de contraste acentuado, realçando com isso, o aspecto árido do agreste nordestino. As sombras e recortes completam o toque dramático nas cenas e nas expressões das personagens.

A capa traz a cor vermelha predominante com desenhos em preto do pássaro carcará carregando um rosário de cabeças sob o olhar vigilante da personagem principal (o cangaceiro Carcará).

Carcará
Aloísio de Castro
Qualidade em Quadrinhos Editora
Selo: BOOHQ
Papel couchê 115g
P&B
21 x 28 cm
96 páginas
R$ 33,00

Renato LebeauquadrinhosAloísio de Castro,BooHQ,Carcará,José Feliciano,PROACGraphic novel de ficção tem como tema principal, o cangaceirismo no nordeste brasileiro, no início do século XX “Carcará”, de Aloisio de Castro, é uma graphic novel que é um dos dez projetos de história em quadrinhos selecionados e viabilizado com o incentivo e apoio do Programa de Ação Cultural...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe