abertura

No último sábado dia 16 de janeiro aconteceu simultaneamente em São Paulo dois lançamentos na HQMix Livraria, vindos de outras regiões.

Vindo de Brasília e com a participação de cinquenta e três artistas, de oito estados – DF, RJ, SP, ES, GO, RS, SC e PR, o Calendário Pindura 2010 vem com uma ilustração por semana e teve como tema deste ano os pontos de ônibus em Brasília, em duas cores.

03

Claro que os 53 artistas não estavam presentes na HQMix Livraria, mas os quadrinhistas paulistas que participam em sua maioria compareceram para autografar os exemplares disponíveis no local.

Na mesma noite também aconteceu o lançamento do livro argentino Con Más Humor, escrito por Sergio Más, e o Impulso HQ aproveitou para bater um papo rápido com o autor.

02

Sergio Más

Impulso HQ: É a sua primeira vez que você publica no Brasil?
Sergio Más:
Não. Publiquei a primeira vez em 2004 em uma publicação em João Pessoa, pela editora Marca de Fantasia.

Impulso HQ: Por que lançar Con Más Humor em São Paulo?
Sergio Más:
Escrevi para a Argentina, mas estou lançando aqui em São Paulo, porque aqui você encontra pessoas de todos os estados do Brasil. Aqui eu consigo atingir um público que com certeza não atingiria porque não conseguiria distribuir para todo o país.

Impulso HQ: Em relação ao público? Como é o humor argentino?
Sergio Más:
O humor argentino é muito semelhante ao dos brasileiros, até algumas formas de expressões são iguais, e até alguns nomes são parecidos. Temas como política, cotidiano, ou até a gripe suína são decorrentes nos dois países. A charge é uma linguagem universal.

Impulso HQ: Você pretende lançar mais títulos no Brasil?
Sergio Más:
Estou conhecendo o mercado alternativo. Vou entrar em contato com essas publicações. Minha grande dificuldade é que não consigo escrever em português, apesar dos dois países serem vizinhos, eu ainda tenho essa “trava”. Mas eu faço trabalhos junto com um amigo brasileiro e pretendo publicar mais por aqui.

___________________________________

06

O Impulso HQ aproveitou a oportunidade e conversou com Gualberto Costa, que junto de Daniela Baptista mantém a HQMix Livraria, sobre os planos para 2010.

Impulso HQ: Quais são os planos de 2010 para a HQMix Livraria?
Gualberto Costa:
Temos algumas ideias para esse ano, e começamos a vender outros produtos como brinquedos, bebidas e roupas. Esses novos produtos estão relacionados a quadrinhos e arte em geral. Mas é certo que depois da abertura da filial ano passado, esse ano iremos nos focar na matriz.

Impulso HQ: Quais são os planos para a virada cultural?
Gualberto Costa:
Está muito no começo do ano, mas estamos pensando em alguns planos sim. Estamos na dependência da atividade da Satyrianas, onde vários quadrinhistas, atores e diretores trabalharam juntos para a publicação de um mesmo álbum. Queremos publicar esse álbum ainda no primeiro semestre.

E ainda tem a Jam Session, que é a criação da HQ coletiva Techugo Preto, onde o objetivo é ter em uma mesma publicação várias gerações de quadrinhistas.

05

Impulso HQ: Estão nos planos mais lançamentos com shows ao vivo como foi no Birinight?
Gualberto Costa:
Na verdade o Birinight Christmas é uma parceria com a Multi Editores, e esse evento cresceu bastante nessa segunda edição. Pode acontecer de outro evento ter lançamento, mas não tem nada planejado.

Impulso HQ: Algum plano para a HQMix Noir?
Gualberto Costa:
Não. Como eu disse esse ano iremos nos focar mais na filial. Pretendemos reformar a loja e trocar o imobiliário. A filial precisa agora ter o seu próprio espaço. Estamos tentando firmar o ponto dela, assim ela poderá ter o seu próprio público. Talvez tenhamos uma novidade que será revelada quando der certo.

_______________________________________

07

Quem esteve presente no lançamento foi o cartunista e editor independente Mário Mastrotti, da Virgo Editora, que nos adiantou seus lançamentos para 2010:

Mário Mastrotti: Estamos organizando o Expo Brasil do Bem em São Caetano, e esse ano lançaremos a nona edição de “Tiras de Letra É Agora ou Nunca”, no final de março e em novembro lançaremos a número 10.

No meio do ano lançaremos “Isto é um absurdo 2” um álbum de charges focado nos problemas dos últimos dois governos que o Brasil viu passar, FHC e Lula.
São basicamente esses três lançamentos para 2010 da Virgo Editora.

________________________________________

Foi uma noite agradável apesar da chuva em São Paulo, que no mês de janeiro sempre está presente. E sem mais delongas, essa cobertura se encerra por aqui. Até um próximo evento!

HQMix Livraria
Praça Roosevelt, 142 – Centro
São Paulo – SP
(11) 3258 7740

Renato LebeauquadrinhosCalendário Pindura,Con Más Humor,Daniela Baptista,FHC,Gualberto Costa,HQMix Livraria,Isto é um absurdo,Jam Session,Lula,Mário Mastrotti,Satyrianas,Sergio Más,Techugo Preto,Tiras de Letra,Virgo EditoraNo último sábado dia 16 de janeiro aconteceu simultaneamente em São Paulo dois lançamentos na HQMix Livraria, vindos de outras regiões. Vindo de Brasília e com a participação de cinquenta e três artistas, de oito estados - DF, RJ, SP, ES, GO, RS, SC e PR, o Calendário Pindura 2010...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe