capista_fables

Visto no Omelete

Desde que James Jean anunciou que deixaria as belíssimas capas de Fábulas, da Vertigo, os fãs querem saber quem vai substituí-lo.

Afinal, ele ganhou o prêmio de melhor capista por cinco anos consecutivos no Eisner Awards enquanto trabalhava na revista.

A difícil tarefa de substituí-lo ficou com… um brasileiro. João Ruas, segundo o site IGN Comics, será responsável pelas capas de Fábulas a partir da edição 82, que sai nos EUA em abril.

O site mostrou as duas primeiras capas de Ruas – veja na galeria.

Bill Willingham, o criador e escritor de Fábulas, revela em entrevista ao site como chegou ao brasileiro: “Descobri o trabalho dele online.

Deve ter sido um dos membros do meu fórum que me apresentou. Pedi a Shelly Bond que o encontrasse e ela conseguiu. Não tenho idéia de quais trabalhos nos quadrinhos ele já fez (se fez) até hoje, mas suspeito que veremos mais dele em breve”.

Ruas, em conversa exclusiva com o Omelete, completa a história: “A Shelly Bond, editora da Vertigo, me ligou um dia fazendo a proposta. Aparentemente eu fui indicado pelo Bill Willingham”.

Ruas – que tem 27 anos, mora em São Paulo e trabalhava nos estúdios de motion design Vetor Zero e Lobo – diz que sempre gostou de quadrinhos (especialmente os da Vertigo), embora esteja afastado deles nos últimos anos.

Seu primeiro trabalho publicado nos EUA foi na coletânea 24Seven, com histórias de robôs, escritas pelo americano Ivan Brandon.

Ele confessa que tem certo temor em seguir os passos de James Jean, mas, acima de tudo, o admira.

“Ele é talvez o mais proeminente ilustrador da atualidade. Não o considero uma influência, porém. Enxergo muito mais referências de ilustradores antigos, desde Gustave Doré até Norman Rockwell e J.C. Leyendecker, no meu trabalho. Talvez meu estilo e o do Jean possam ser considerados próximos pelo interesse em experimentar com elementos gráficos e ilustrações, mas isso é campo comum entre muitos.”

Ruas está envolvido em outros projetos de pintura e ilustração, bem como no projeto de um filme brasileiro sobre a qual ainda não pode dar comentários. Ele publica suas ilustrações em seu próprio site.

Vale a pena conferir o belo trabalho do brasileiro, elogiado pelo próprio Bill Willingham na entrevista à IGN:

“O melhor no trabalho do João é que ele não é outro James Jean e nem tenta ser. Ele é ele mesmo e não uma imitação mal feita de alguém. Sabíamos que nunca encontraríamos outro James Jean, por isso nem tentamos.”

Willingham ainda diz que as capas de Ruas estréiam no meio do primeiro crossover da série, chamado ironicamente de “The Great Fables Crossover”.

A história começa em Fables #82 e segue pela minissérie The Literals e pela série-irmã Jack of Fables, entre abril e junho. Vale lembrar também que Fábulas está a caminho da adaptação para uma série de TV.

Visto no Omelete

Renato LebeauquadrinhosBill Willingham,Fábulas,James Jean,João Ruas,VertigoVisto no Omelete Desde que James Jean anunciou que deixaria as belíssimas capas de Fábulas, da Vertigo, os fãs querem saber quem vai substituí-lo. Afinal, ele ganhou o prêmio de melhor capista por cinco anos consecutivos no Eisner Awards enquanto trabalhava na revista. A difícil tarefa de substituí-lo ficou com... um brasileiro....O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe