Bira Dantas está concorrendo na categoria Melhor Projeto pela HQ Dom Quixote

Entre os dias 8 a 12 de outubro, será realizada a sexta edição do FIBDA – Festival International de la Bande Dessinée – em Argel na Argélia. O Festival da Argélia vai trazer também a 16ª edição do sul-coreano BICOF – Festival Internacional de Quadrinhos de Bucheon – um dos mais importantes da Ásia.

O Brasil estará representado pelo quadrinhista e caricaturista Bira Dantas com o lançamento de seu Birazine #2 (edição bilíngue português-francês, editada e impressa pelo também quadrinhista Marcatti) e fazer uma palestra sobre o mercado de Quadrinhos do Brasil.

Outro brasileiro que marcaria presença seria Eduardo Pinto Barbier, quadrinhista criador da Le Bouche du Monde, revista franco-brasileira de HQ, que reside na França. Barbier não poderá participar do FIBDA por estar de mudança.

Foi por meio de Eduardo Pinto Barbier em Angouleme em 2011, que Bira conheceu Dalila Nadjam, presidente do FIBDA, que fez o convite por e-mail e aproveitou para perguntar se Bira tinha alguma HQ em francês. “Respondi que não, mas tinha uma apresentação em francês das adaptações em Quadrinhos “D.Quixote” e “Memórias de um Sargento de Milícias”, disse Bira.

Bira também irá montar um estande de livros e revistas independentes e seleção “Devir” de álbuns de Quadrinhos brasileiros. Esta exposição vai ser aberta ao público e será presenteada a Dalila Nadjan, Massi para fazer parte do acervo do FIBDA.

O quadrinhista, que embarca hoje Argélia, recebeu o convite para participar do Festival de BD, evento que une o norte da África ao resto do mundo dos Quadrinhos que para esta edição teve como tema escolhido “Caixas e bolhas em delírio”.

Bira que achava que ia apenas para Argélia dar uma palestra e autografar o seu zine ficou surpreso ao saber que seu álbum Dom Quixote está concorrendo na categoria Melhor Projeto. A HQ está concorrendo com obras da França, Bélgica, Itália, Kosovo, Togo, Madagascar e vários outros países. Confira a Seleção Oficial dos projetos concorrendo, clicando aqui.

Bira Dantas falou com exclusividade para o Impulso HQ sobre a sua participação, sua indicação ao Festival e é claro, como é representar o Brasil em um Festival desse tamanho.

“Uma grande honra. Com tanto quadrinhista de primeira grandeza no Brasil, é maravilhoso ter sido o escolhido. Pretendo expandir estes contatos, tanto de lá como de cá, por isso vou cavando todo espaço possível”, comenta Bira.

Com uma personalidade militante, Bira não fará diferente na Argélia e revelou ao Impulso HQ que aos poucos foi “cavando” espaço no festival. Depois do convite para palestrar, ele se propôs a falar também sobre o mercado brasileiro e o segundo passo foi sugerir um estande com publicações da editora Devir e de alguns dos independentes. “Penso que é uma forma de mostrar para os companheiros do Quadrinho na África um pouco do que temos aqui” afirma Bira.

O cartunista que irá lançar a segunda edição do BiraZine (o primeiro foi lançado quando o quadrinhista participou do World Comics Conference na Coréia, por sugestão de Claudia, esposa e parceira de Charges). De acordo com Bira, o novo “BiraZine” também foi sugestão de Claudia, e recebeu ainda mais apoio de Marcos Venceslau para lançar algo impresso na Argélia e Marcatti já tinha se oferecido a imprimir. “Juntei a fome com a vontade de comer”, comenta Bira.

O resultado sairá até o fim do Festival. Bem, agora é esperar e torcer pelo resultado.

Renato LebeauquadrinhosBira Dantas,BiraZine,Festival International de la Bande Dessinée,FIBDABira Dantas está concorrendo na categoria Melhor Projeto pela HQ Dom Quixote Entre os dias 8 a 12 de outubro, será realizada a sexta edição do FIBDA – Festival International de la Bande Dessinée – em Argel na Argélia. O Festival da Argélia vai trazer também a 16ª edição...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe