BobKaneUm picareta na calçada da fama?

Bob Kane, aquele que foi sem quase nunca ter sido, finalmente chegou lá. É uma vitória póstuma, mas ainda assim é um marco para um nome que sempre esteve envolvido em controvérsias e dúvidas sobre sua real participação em todas as histórias que foi creditado.

Com a ajuda da DC Comics, a viúva de Kane, Elisabeth Kane iniciou uma campanha para que o criador de Batman ganhasse uma estrela na calçada da fama. Para que isso aconteça o indicado precisa ser aprovado por um comitê e pagar U$ 30 mil, que deve sair do bolso de um mecenas corporativo. Como a indicação foi aprovada pela câmara de comércio de Hollywood, o cartunista ganhará uma estrela póstuma em 2015.

Bob_Kane_Batman_DesignO suposto criador do Homem-Morcego sempre foi controverso e dizem as más línguas que ele não teve participação real em nada do que foi creditado. Segundo seus detratores, suas únicas habilidades foram seu oportunismo e seu tino para negócios.

Bill Finger que o diga. Enquanto Kane ludibriou a DC e foi um dos primeiros autores a garantir os direitos de seu personagem, Finger, o verdadeiro criador de tudo, foi varrido para debaixo do tapete. Batman, assim como Superman, tornou-se uma das marcas mais rentáveis do mercado nos últimos 75 anos e garantiu a aposentadoria de Kane.

O dito único criador do personagem foi o segundo quadrinhista a receber a honraria. O primeiro, seu amigo Stan Lee, teve a sorte de recebê-la ainda vivo. Os defensores de Bill Finger foram contra a novidade e declararam que a menos que os dois recebam a homenagem, seria uma vergonha indicar Kane por algo que ele nunca fez.

03kanebatmanTão delicada e incômoda quanto possa parecer, a situação tira o brilho de um fato que seria motivo de júbilo para todos os fãs de quadrinhos, afinal, é um dos nossos ganhando uma estrela, o que abriria espaço para que outros seguissem pelo mesmo caminho.

Infelizmente, Kane, que faleceu em 2011, nunca foi bem quisto no meio devido aos vários golpes e apropriações que tem sido acusado desde o surgimento de seu primeiro personagem de sucesso em 1939.

É uma vitória triste que não merece uma comemoração.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/BOBKANE1967.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2014/06/BOBKANE1967-300x300.jpgAlexandre DassumpcaoquadrinhosBatman,Bill Finger,Bob Kane,DCUm picareta na calçada da fama? Bob Kane, aquele que foi sem quase nunca ter sido, finalmente chegou lá. É uma vitória póstuma, mas ainda assim é um marco para um nome que sempre esteve envolvido em controvérsias e dúvidas sobre sua real participação em todas as histórias que foi...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe