Capa - O Trem dos ÓrfãosPrevisto para ser lançando ainda nesse mês de julho, a Editora BesouroBox traz para o Brasil a graphic novel O Trem dos Órfãos, com roteiro de Philippe Charlot, mesmo roteirista de Bourbon Street, Os fantasmas de Cornelius e Turnê de Despedida. O álbum reúne os dois primeiros volumes, Jim e Harvey, da série O Trem dos Órfãos, publicada originalmente pela editora francesa BAMBOO.

A graphic novel apresenta, por meio do sensível roteiro de Philippe Charlot, a história da “Orphan Train Riders” – programa implementado em Nova Iorque no ano de 1854, ainda considerado a maior migração de crianças na história da humanidade.

Seu idealizador, o Reverendo Charles Loring Brace, estava convencido de que ao retirar essas crianças de seu ambiente corruptor, elas poderiam se tornar cidadãs perfeitas. Os estados do Centro-Oeste estadunidense careciam de mão de obra e as crianças de instrução moral e religiosa. 1155_P2Os primeiros embarques foram um sucesso. Por intermédio de agentes locais, Loring Brace colocou o programa em prática por meio de cartazes que anunciavam a chegada dessas crianças disponíveis para adoção. As “distribuições” eram realizadas em teatros, óperas, igrejas ou, ainda, na própria plataforma da estação e se pareciam muito com as feiras de gado.

Ainda que houvesse muitos casos de exploração infantil, foi a manutenção do programa que se tornou problemática. Algumas crianças fugiam, outras iam de fazenda em fazenda sem serem adotadas por não estarem de acordo com os critérios para o trabalho no campo ou por não conseguirem se adaptar às famílias.

A trama do roteiro apoia-se na história de dois personagens, Jim e Harvey, e é enriquecida por seus dramas, durante e após sua viagem pelo programa, que tanto marcaria suas vidas. No ano de 1990, em sua elegante residência em Nova Iorque, Harvey não está surpreso com a visita de Jim. Ele o espera há 70 anos. Os dois se conheceram em 1920 quando ainda meninos, em um dos trens do primeiro programa de adoção de crianças da história, a “Orphan Train Riders”.

1155_P9Assim como eles, dezenas de milhares de meninos de rua foram enviados para um oeste estadunidense em desenvolvimento, para serem adotados por fazendeiros e utilizados como mão de obra barata. A história da viagem feita por meninos como Harvey e Jim, cheia de esperança, companheirismo, mas também de traição. A viagem dos que, não sendo bem-nascidos, estavam dispostos a tudo para serem bem adotados.

O Trem dos Órfãos já está em pré-venda pelo site da Edições BesouroBox pelo valor promocional de R$33,00 e seu lançamento está previsto para o dia 27/07.

O Trem dos Órfãos
Editora BesouroBox
Roteiro: Philippe Charlot
Arte: Xavier Fourquemin
Tradução: Danielle Reichelt
16 x 24 cm
104 páginas
R$ 42,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/O_Trem-dos-Órfãos.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/07/O_Trem-dos-Órfãos-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosBesouroBox,Danielle Reichelt,O Trem dos Órfãos,Philippe Charlot,Xavier FourqueminPrevisto para ser lançando ainda nesse mês de julho, a Editora BesouroBox traz para o Brasil a graphic novel O Trem dos Órfãos, com roteiro de Philippe Charlot, mesmo roteirista de Bourbon Street, Os fantasmas de Cornelius e Turnê de Despedida. O álbum reúne os dois primeiros volumes, Jim...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe