Berlinoir-quadrinhos-2Idealizado por Tobias O. Meissner e com a arte Reinhard Kleist, a graphic novel Berlinoir ilustra um retrato sombrio de uma Berlim que é dominada por vampiros. A obra nasceu durante uma Feira do Livro de Frankfurt. Kleist já estava familiarizado com o trabalho de Tobias e rapidamente concordaram de que seria uma história de vampiros. Acabaram desenvolvendo uma metáfora política, em uma estética elegante, no estilo dos anos 1920.

Nestes dias em que vivemos, quando o mundo inteiro volta sua atenção para a Grécia, berço da Europa, Berlinoir nos conta uma história importante e atual. Os vampiros, esses sanguessugas elegantes e indiferentes, sempre representaram os poderes que se alimentam do sangue (e do suor) dos mais fracos.

Kleist conta: “sempre quis retratar vampiros, considerava um desafio. Me atraí pelo fato de ser uma forma muito simples de entender a metáfora – o governo representado pelos vampiros que sugam o sangue de cidadãos. Berlinoir tenta mostrar os diferentes aspectos de um sistema muito complexo. Como as pessoas reagem ao poder, como os cidadãos nem sempre são avessos ao poder, como há sempre aqueles que estão constantemente lutando contra o governo, enquanto outros estão colaborando e, há aqueles que simplesmente querem ter uma vida calma”.

Berlinoir-quadrinhos-4Berlinoir é, porém, uma narrativa que rompe com todos os liames lógicos da história. Linhas temporais míticas se confundem com reais, passado e presente se mesclam, a Berlim imaginária se funde com a Berlim real. Mas as coisas não são tão simples como parecem à primeira vista. Os humanos que reagem ao controle de seus mestres são um grupo de fanáticos religiosos, cujos objetivos nem sempre são moralmente legítimos. Os vampiros, por sua vez, filosofam, parecem possuir uma densidade interior e uma sabedoria cansada que não encontramos nos humanos. E trata-se, vale assinalar, de vampiros também religiosos, que creem no Evangelho como narrativa da redenção e glória dos mortos-vivos.

O prefácio de Erick Felinto, Doutor em Literatura Comparada, Professor do programa de pós-graduação em comunicação da UERJ e Pesquisador visitante na Universidade das Artes de Berlim, chama a atenção para o fato de que “Os que conhecem a história da Alemanha ou têm interesse pela arte e cultura alemãs irão reconhecer e se deliciar com as muitas referências que pontilham as páginas da história. É o caso, por exemplo, do episódio do assassino psicopata que aflige a cidade, e que se constrói a partir de uma alusão a M, o Vampiro de Dusseldorf, o filme de Fritz Lang de 1931. Ou então, quando Berlinoir se divide em dois setores – evocando, obviamente, o muro concreto e ideológico que separou Berlim ocidental e oriental de 1961 a 1989 –, divisão emblematizada numa imagem que reproduz a célebre fotografia de um soldado saltando uma cerca de arame farpado.”.

Berlinoir-quadrinhos-1Nesse sentido, Berlinoir é uma história de pactos sombrios e de fraquezas humanas. Como afirma um dos personagens a certa altura, “os mortais ainda não estão prontos para destituir seus deuses”. Precisamos de nossos deuses para compensar nossas fraquezas. E precisamos contar histórias para entender melhor quem somos. Berlinoir é uma dessas histórias que vale a pena contar.

A graphic novel já está em pré-venda pelo site da Edições BesouroBox pelo valor promocional de R$39,00 e seu lançamento está previsto para o dia 31/08.

Berlinoir
Edições BesouroBox
Autores: Reinhard Kleist e Tobias O. Meissner
Tradução: Augusto Paim
152 páginas
16 x 24 cm
R$ 49,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Berlinoir-quadrinhos-3.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/08/Berlinoir-quadrinhos-3-300x300.jpgRenato LebeauquadrinhosAugusto Paim,Berlinoir,BesouroBox,Erick Felinto,Reinhard Kleist,Tobias O. MeissnerIdealizado por Tobias O. Meissner e com a arte Reinhard Kleist, a graphic novel Berlinoir ilustra um retrato sombrio de uma Berlim que é dominada por vampiros. A obra nasceu durante uma Feira do Livro de Frankfurt. Kleist já estava familiarizado com o trabalho de Tobias e rapidamente concordaram...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe