Talvez você nunca tenha ouvido falar do Benjamin Peppe, mas ele é um personagem dos quadrinhos brasileiros que dá as caras nas páginas independentes há bastante tempo. Esse jovem praticante de inúmeros esportes nasceu em 1973 do gênio criativo de Paulo Miguel dos Anjos, que assina seus trabalhos apenas como ANJOS.

O curioso é que Benjamin Peppe enquanto personagem tem uma origem bastante comum: os rabiscos nas páginas finais dos cadernos de aula. Paulo criou o personagem baseado em si mesmo, nos tempos da escola, e passou a levar suas aventuras a cada nova oportunidade, chegando a publicar no exterior.

Com tal concepção, não é de surpreender que o elenco de personagens secundários seja composto por figuras inspiradas nos amigos do autor – assim como as situações narradas nas HQs.

Benjamin Peppe vivia aventuras leves relacionadas a esportes, como surf, futebol e vôlei, com toques de humor e idiossincrasia. As atitudes e os casos da “época” ditaram o desfecho de várias aventuras feitas nos primórdios do personagem. Cerca de 30 personagens compõe o “elenco de apoio”, entre figuras mais peculiares e dotadas de características carregadas e outras a serem lapidadas. O estilo de desenho de Paulo impõe linhas comuns a diversos personagens, mas há opção por essa característica.

Recentemente o criador do personagem convidou uma série de artistas a contribuírem produzindo fanarts e HQs para as publicações nas quais o personagem é destaque. A Editora Júpiter II e o fanzine QI têm Benjamin Peppe em alta conta e os planos de Paulo são audaciosos: desenhos animados, produtos de caráter pedagógico. E o personagem tem perfil para incorporar tais anseios! Suas aventuras em prol da ecologia, da prática de esportes dão prova disso.

Particularmente, gosto de contribuir com o personagem e sua turma e, vez por outra, produzo uma ilustração dos mesmos. Ao ler suas HQs, me divirto com o mundo em que o índice de qualidade de vida, certamente, é dos mais elevados. Sugeriria apenas uma narrativa dotada de menos quadros por página, mais próxima do estilo “tirinhas” – simplesmente para evitar excessos.

Bom, se é verdade que a vida começa aos 40, a vida de Benjamin Peppe apenas começou. Se gostar da ideia, aproveite o momento, busque informações sobre o autor, faça um desenho ou roteiro. Conheça esse jovem esportista, dotado de bons amigos e uma dedicação nobre e cândida ao que existe de mais saudável na vida.

Dennis RodrigoquadrinhosBenjamin Peppe,Júpiter II,Paulo Miguel dos AnjosTalvez você nunca tenha ouvido falar do Benjamin Peppe, mas ele é um personagem dos quadrinhos brasileiros que dá as caras nas páginas independentes há bastante tempo. Esse jovem praticante de inúmeros esportes nasceu em 1973 do gênio criativo de Paulo Miguel dos Anjos, que assina seus trabalhos apenas...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe