Copiado do Site Omelete

É possível alguém se tornar Batman? Livro de médico diz que sim

Paul Zehr calcula número de anos de treino em Becoming Batman: The Possibility of a Superhero

Batman é um dos poucos heróis que não têm superpoderes. Bruce Wayne treinou seu corpo e mente ao ponto da perfeição, segundo dizem os quadrinhos e os filmes, para embarcar na carreira de herói.

Mas será possível para um ser humano como você chegar a esta perfeição?

O médico e professor de cinesiologia (estudo dos movimentos do corpo) e neurociência E. Paul Zehr, da University of Victoria na British Columbia, Canadá, diz que sim.

É o que defende em seu livro Becoming Batman: The Possibility of a Superhero, que sai nos EUA em outubro.

“Você poderia treinar alguém para ser um tremendo atleta, ter uma formação significativa em artes marciais e a usar os equipamentos que ele usa, que requerem bastante habilidade física. Muito do que você vê [nos quadrinhos] é possível considerando que alguém poderia treinar até o limite. Vamos ver esse tipo de coisa agora nas Olimpíadas”, diz o médico em entrevista à Scientific American.

O que Zehr ressalta é que Batman é um decatleta – mais do que um esportista normal, ele é versado em inúmeras habilidades. Mas nem tudo é perfeitamente plausível.

O médico considera muito difícil alguém lutar contra 10 pessoas ao mesmo tempo, como algumas cenas que acontecem nas HQs e nos filmes.

Mesmo assim, ele não desconsidera que alguém poderia passar por “10 a 12 anos de treino” para chegar a essa capacidade. Já para conseguir defender-se sem apelar para métodos letais, como faz o herói, dr. Zehr recomenda “15 a 18 anos de treino”.

Os quadrinhos e filmes falam entre 5 e 12 anos de treinamento. O médico diz que a melhor representação do preparo de Bruce Wayne está em Batman – O Retorno.

Deve-se levar em conta que Batman não existe só em função do tempo dedicado à sua preparação super-heroística, mas também do acesso (leia-se: dinheiro) aos melhores mestres mundiais de diversas disciplinas.

“Se você pegar a porcentagem de bilionários e multiplicá-la pela porcentagem de pessoas que se tornaram decatletas olímpicos, talvez tenhamos uma estimativa de quem pode chegar a ser Batman. O mais importante é saber o quanto um ser humano consegue fazer.”

Copiado do Site Omelete

Renato LebeauquadrinhosBatman,Bruce Wayne,Paul ZehrCopiado do Site Omelete É possível alguém se tornar Batman? Livro de médico diz que sim Paul Zehr calcula número de anos de treino em Becoming Batman: The Possibility of a Superhero Batman é um dos poucos heróis que não têm superpoderes. Bruce Wayne treinou seu corpo e mente ao ponto da...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe