O garoto Miles Scott, de cinco anos, virou notícia no mundo inteiro após viver um dia como “Batkid” e “combater o crime” ao lado do Batman na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O feito heroico, que ocorreu no último dia 15, só foi possível graças à ajuda da instituição Make a Wish, que realiza desejos de crianças com doenças graves.

Miles, que luta contra a leucemia desde os oito meses de vida, teve a chance de prender Charada e Pinguim em flagrante, em uma grande ação promovida pela instituição, que contou com o apoio dos moradores e autoridades da cidade.

A surpresa para o menino rendeu até comentários de Michael Keaton e Christian Bale, que já viveram na pele do homem-morcego, e de Ben Affleck, que será o próximo Batman.

A Make a Wish já havia realizado ações similares, como a do menino Jacob, também de cinco anos, que sonhava lutar contra vilões ao lado do Homem-Aranha, e teve seu dia de parceiro mirim.
Ambas as histórias são comoventes, e é bonito de ver pelas fotos o empenho que foi feito para realizar um dia inesquecível na vida desses garotos. Mas acima de tudo, o que ainda me impressiona é ver que super-heróis com mais de meio século de estrada continuam fazendo a cabeça da criançada atualmente – até os pais do “Batkid” ficaram surpresos com o pedido, segundo o Make a Wish.

Marvel e o “Blue Ear”
Outra história que vale registro é o surgimento no ano passado do super-herói “Blue Ear“, da Marvel Comics. Diferentemente do Make a Wish, que transformou crianças em heróis por um dia, a Marvel resolveu ajudar o garoto Anthony Smith, e criou um personagem inspirado no menino, que tem uma severa deficiência auditiva. O nome do personagem é uma referência ao aparelho auditivo que o garoto usa, que era apelidado pela família de “blue ear”.

Anthony, na época com quatro anos, estava deprimido por ter que usar o aparelho, porque segundo ele “super-heróis não usam aparelho auditivo”. Ao ouvir isso, a mãe do menino resolveu mandar um e-mail para a Marvel explicando a situação.

A primeira resposta veio com uma foto do “Hawkeye”, explicando que o herói havia perdido a audição ao longo da carreira, mas continuava na ativa. Mas a melhor surpresa veio depois, com a criação do Blue Ear, um super-herói mirim “recrutado para fazer parte de uma agência super secreta do governo”, nas palavras de um dos criadores do projeto, Nelson Ribeiro (o outro criador é o Manny Mederos). As duas imagens divulgadas mostravam o Blue Ear criança, ao lado do Hawkeye, e depois já mais velho, com menção ao menino Anthony.

Depois disso, o personagem foi lembrado indiretamente em março deste ano em uma ação da Marvel com o Homem de Ferro, em parceria com uma marca de aparelhos auditivos. A ação rendeu uma “visita” do Homem de Ferro a crianças com problemas auditivos e uma página em quadrinhos do super-herói interagindo com um grupo de crianças, e uma delas utiliza o aparelhinho azul. Pelo jeito só falta mesmo uma estreia oficial nos quadrinhos!

Superpoderes
As ações da Make a Wish e da Marvel Comics escancaram o óbvio: super-heróis ainda mexem, e muito, com o imaginário infantil. Mesmo que essa influência aconteça quase unicamente por conta da exposição midiática e comercialização de franquias (filmes, desenhos e produtos), é inegável o benefício que esses personagens podem trazer às crianças.

Assim como trouxe muita alegria para Miles, Jacob e Anthony, muitos de nós já tivemos aquele prazer de se imaginar como um herói com poderes, ou mesmo colocar os bonecos de ação do Batman ou Homem-Aranha em alguma missão impossível da sua cabeça. Por que não passar isso para frente?

Espero que Miles e Jacob superem suas adversidades, para um dia poderem lembrar e contar aos outros do dia em que salvaram o dia. E até lá, quem sabe não teremos muitos outros super-heróis para povoar as cabeças de outras gerações de crianças.

MAKE A WISH
Aqui nós falamos muito de heróis e super-heróis, mas de vez em quando é bom abrir um espaço para quem faz a diferença no mundo real também.

A Make a Wish é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é levar um pouco de alegria e esperança para crianças com problemas graves de saúde. A instituição também está presente no Brasil desde 2008, e já realizou mais de 550 desejos de crianças de todo o país com a ajuda de 300 voluntários.

Se você se interessou pelo trabalho, quer saber mais sobre a instituição ou mesmo ser um voluntário, confira no site deles Makeawish.org.

Thiago LiberalquadrinhosBatkid,Batman,Ben Affleck,Make Wish,Miles ScottO garoto Miles Scott, de cinco anos, virou notícia no mundo inteiro após viver um dia como 'Batkid' e 'combater o crime' ao lado do Batman na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O feito heroico, que ocorreu no último dia 15, só foi possível graças à ajuda...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe