Álbum reúne algumas das histórias mais divertidas da personagem Elefoa cor-de-rosa, e marca a estreia da autora em livro

A editora Barba Negra lança em novembro “Uma patada com carinho”, da cartunista gaúcha Fabiane Bento Langona, ou melhor, a Chiquinha, como é conhecida no mundo das HQs. A autora de 27 anos é uma das poucas mulheres a encarar o ofício do humor gráfico no País.

A musa destas histórias é Elefoa, uma paquiderme exuberantemente rosada que ao lado das amigas Gisbelle (uma vaidosa girafa loura natural) e Janete (uma ursa com tendências sócio-ambientais), tenta suportar as agruras do universo feminino com a maior delicadeza e, porque não, hostilidade possíveis.

Chiquinha, que já teve seus trabalhos publicados em periódicos como Folha de S. Paulo, Le Monde Diplomatique e revistas como Bravo!, VIP, Gloss, entre outras, faz um recorte bem-humorado dos dilemas e questionamentos vividos pelas mulheres de sua geração: amizade, homens, beleza, moda, consumo, sexo e claro, outros pormenores que personificam o humor áspero e por vezes cruel da autora que, definitivamente, não se enquadra no que se poderia chamar literatura de gênero.


“Apesar de o personagem ser a Elefoa, dificilmente dá para enquadrar essas histórias na categoria de “quadrinhos-fofos-feitos-por-garotas”. Aliás, essa categoria parece ser uma praga e uma maldição para grande parte das mulheres que se aventuram a entrar no Selvagem Mundo do Humor Gráfico, lugar que é quase Terra de Marlboro. Mas a brava Chiquinha passa longe dessa armadilha e se alinha com desenhistas como Julie Doucet e Mary Fleener, para citar só duas representantes do humor feminino sem frescuras.” – Allan Sieber

O livro será lançado em avant-premiere durante o FIQ 2011, que acontece de 10 a 13 de novembro em Belo Horizonte. Confira a programação da autora no Festival:

– Dia 11 sexta-feira às 20h: Bate Papo sobre Mulheres e Quadrinhos na Arena Carlos Trillo. Com Chiquinha, Adriana Melo, Erica Awano e Cris Peter.

– Dia 12 sábado das 11 às 13h: Sessão de Autógrafos. Uma Patada com Carinho. LeYa / Barba Negra.

“Quem tem esse olhar meigo e encantador? E uma trombinha assim, super sedutora? E esses pezinhos tão delicados, prontos para fazer dos rapazes um tapetinho? Quem tem na boca sorridente pérolas de luz? É a Elefoa Cor-de-Rosa!”.

Uma Patada com Carinho é um livro para mulheres e homens de todos os tamanhos e espécies!

Uma patada com carinho
Autora: Chiquinha
Editora: Barba Negra
14 x 18 cm
128 páginas
R$ 34,90

Renato LebeauquadrinhosBarba Negra,Chiquinha,Uma patada com carinhoÁlbum reúne algumas das histórias mais divertidas da personagem Elefoa cor-de-rosa, e marca a estreia da autora em livro A editora Barba Negra lança em novembro “Uma patada com carinho”, da cartunista gaúcha Fabiane Bento Langona, ou melhor, a Chiquinha, como é conhecida no mundo das HQs. A autora de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe