Visto no Gibiteca

Hoje celebra-se na Argentina o “Día de la Historieta”, ou dia dos quadrinhos.

A data comemorativa foi instituída há três anos por iniciativa de uma comissão formada por jornalistas, educadores, artistas, editores, distribuidores e leitores de quadrinhos.

O objetivo da comissão é fazer do Día de la Historieta uma tradição no calendário cultural argentino.

Os idealizadores esperam que a data sirva para se presentear os amigos com histórias em quadrinhos e promover a sua leitura entre aqueles que normalmente não se interessam pela nona arte.

A escolha da data é uma homenagem ao lançamento da revista Hora Cero Semanal em 1957, em cujas páginas teve início a publicação do personagem El Eternauta, criação de H. G. Oesterheld.

Como já aconteceu nas duas edições anteriores, em várias regiões da Argentina eventos comemorativos estão agendados para toda a semana, boa parte com entrada gratuita. As atividades programadas para a capital Buenos Aires incluem:

Exibição do filme Imaginadores (terça-feira, dia 2), que apresenta uma retrospectiva sobre as tiras produzidas na Argentina e seus principais criadores. Após a projeção, ocorre um debate com a diretora Daniela Fiore e outros especialistas. Jornada Día de la Historieta (quinta-feira, dia 4), com debates sobre HQs argentinas, entrega dos prêmios do concurso da revista Magma e homenagem a quadrinhistas por sua trajetória profissional.

A mostra El Fascinante Mundo de la Historieta: ¡36 historietistas argentinos en la Escuela Septiembre!, (quinta-feira, dia 4) uma série didática sobre histórias em quadrinhos. Reestréia de Zona Livre (sexta-feira, dia 5), peça teatral baseada nos quadrinhos de El Eternauta.

A Maratona Hora Nueve (sábado, dia 6), na Escuela Argentina de Historieta, reunirá roteiristas e artistas para criarem histórias em quadrinhos de pelo menos cinco páginas no prazo de nove horas.

No dia 16 de setembro, ainda será realizada 7ª Jornada Universitária de Desenho de Quadrinhos, organizada pelo Museo de la Caricatura Severo Vaccaro em parceria com o Movimiento Cultural Banda Dibujada, no auditório da Universidade de Palermo.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail [email protected]

Fonte: http://www.universohq.com/quadrinhos

Visto no Gibiteca

Renato LebeauquadrinhosDía de la Historieta,El Eternauta,H. G. Oesterheld,quadrinhosVisto no Gibiteca Hoje celebra-se na Argentina o 'Día de la Historieta', ou dia dos quadrinhos. A data comemorativa foi instituída há três anos por iniciativa de uma comissão formada por jornalistas, educadores, artistas, editores, distribuidores e leitores de quadrinhos. O objetivo da comissão é fazer do Día de la Historieta uma...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe