Diretamente do SOC! TUM!POW! – por Doctor Doctor

Após a DC ter informado que a partir de abril suas revistas serão lançadas sem o selo de aprovação de conteúdo, o famigerado Comic Code Authority, a Archie Comics anunciou que também deixará de utilizá0lo. E qual a importância disto?

Bem, antes de mergulharmos na questão é importante deixar registrado que o editor-chefe da Archie Comics, Mike Pellerito, afirmou que o desuso do selo não tem nada a ver com conteúdo atual das publicações da editora e que a nova prática em nada afetará as histórias, até porque estas já não eram submetidas ao código há mais de um ano.

Aliás, segundo ele, a decisão de romper com o código já havia sido tomada há algum tempo e confessou que foi somente devido a atitude da DC na semana passada que a Archie decidiu tornar pública esta decisão.

“O código nunca nos afetou editorialmente do jeito que eu penso que afetou outras editoras”, disse em entrevista concedida ao Newsarama. “Vocês sabem, não somos do tipo que começa armazenar corpos na geladeira ou coisas assim. Temos que responder aos fãs da Archie.”

Atualmente todas as publicações da editora são voltadas para um público de todas as idades, mas Pellerito adiantou que se os editores sentirem a necessidade de mudar o tipo de publicação adotarão um código próprio para informar os consumidores sobre o conteúdo das revistas.

Mas, enfim, retomando a questão levantada inicialmente, qual a importância da saída da Archie Comics do julgo do Comic Code Authority? Ora, nada menos que a extinção total e absoluta do mecanismo que nas décadas de 50 e 60 serviu para simplesmente aniquilar os quadrinhos de terror e afetar completamente as histórias de super-heróis, além de ser o pivô da falência e encerramento das atividades de várias editoras, como a prestigiada EC Comics.

Isto porque após o rompimento da DC Comics com o Comic Code Authority somente a Archie continuava a utilizá-lo, mas agora com a editora se negando a submeter suas histórias a censura e muito menos a publicá-lo nas capas o selo deixa de ter motivo para continuar existindo, pois trata-se de um mecanismo de supressão cuja autoridade não é mais reconhecida por ninguém.

Este é o fim da censura nos quadrinhos estadunidenses? Sim, mas nem de longe representa que boas histórias ou mitologias estão livres do preconceito e valores conservadores dos editores. Sim, Quesada, estou me referindo a você.

Renato LebeauquadrinhosArchie Comics,Comic Code Authority,DC Comics,Mike PelleritoDiretamente do SOC! TUM!POW! – por Doctor Doctor Após a DC ter informado que a partir de abril suas revistas serão lançadas sem o selo de aprovação de conteúdo, o famigerado Comic Code Authority, a Archie Comics anunciou que também deixará de utilizá0lo. E qual a importância disto? Bem, antes de...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe