Visto no Metrópole On Line

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, em Santos, está comemorando seu 16º aniversário com uma extensa programação.

As festividades começam segunda-feira, dia 8, e vão até o domingo, dia 14.

O evento contará com a presença de alguns cosplayers (pessoas vestidas com fantasias de desenhos animados), entrega da placa restaurada da gibiteca, palestras de artistas como Alexandre Barbosa, o Bar, o dublador Silvio Navos, entre outros.

Para Bar, dedicar uma semana à comemoração do aniversário da gibiteca é uma grande iniciativa.

“Essa semana estará revitalizando o local, pois há alguns meses foi restaurado apenas o espaço físico, mas ainda precisa atrair pessoas para lá. Existem poucas gibitecas no país, e este é um grande acervo da memória da sociedade, não é só entretenimento”.

O cartunista fará uma palestra abordando a livre utilização de histórias em quadrinhos nas salas de aula como ferramenta de aprendizado.

“Quando falamos em histórias em quadrinhos imaginamos que elas sejam só para crianças, mas não é assim. O quadrinho faz a ponte entre o texto e a imagem, isso facilita a percepção do mundo. A palestra é voltada para quem se interessa por educação, pedagogos, professores e estudantes de Pedagogia. No começo do próximo ano estou lançando um novo livro sobre a utilização de determinadas histórias em quadrinhos na sala de aula”, afirma.

De acordo com o autor de histórias em quadrinhos e doutor em Ciências da Comunicação pela Eca-USP, Gazy Andraus, a comemoração vai mostrar para a comunidade a existência de um espaço como este na região.

“As pessoas precisam conhecer melhor o que realmente é uma gibiteca, saber que não é dedicada apenas à leitura de gibis por crianças, mas para trazer eventos e cursos na área. A reforma que aconteceu este ano foi pleiteada por pessoas aqui da região, como a Associação Amigos da Gibiteca, que lutou muito por isso. Eu sou de São Vicente e posso dizer que aqui a gibiteca sumiu. Foi incorporada pela biblioteca e, assim como a fanzinoteca, sumiu. Em Santos, os eventos existem para que ela seja redescoberta pela população”, argumenta.

Ele explica que em sua palestra, tentará mostrar um histórico sobre a evolução dos fanzines.

“Vou levar vários exemplares para mostrar ao pessoal os diversos tipos e as diferenças de um material para o outro. É importante frisar a liberdade que existe na criação do fanzine e a importância que ele tem no estímulo à criatividade”.

De acordo com o cartunista e um dos criadores da Associação Amigos da Gibiteca, Alex Ponciano, eventos como esse são uma antiga reivindicação.

“Finalmente isso está acontecendo. Uma das minhas reivindicações sempre foi que existisse uma agenda de eventos, uma programação. Espero que a partir de agora isso aconteça sempre. Eu dou um grande apoio, pois acho que a iniciativa é muito importante. Nós ficamos cinco anos cobrando da prefeitura a reforma da gibiteca. Este ano vejo que dá para comemorar não só pela reforma, mas porque a Secretaria de Cultura tem dado mais atenção ao local, pois entendo que tem aumentado a visitação e as escolas estão participando mais”.

Ele ressalta a importância de incentivar a leitura do gibi.

“Por muito tempo o gibi e o quadrinho ficaram em segundo plano, tidos como uma literatura de segunda classe. De uns tempos para cá o Governo Federal está resgatando o quadrinho, o MEC (Ministério da Educação) está investindo recursos nisso. A comemoração do aniversário lembra que nós temos uma gibiteca pioneira na região e o quadrinho está cada vez mais presente”, declara Ponciano.

Movimento aumentou 120% depois da reforma

De acordo com o coordenador de Informação e Centros Culturais da Prefeitura de Santos, Jamir Lopes, desde a reforma da Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, em junho deste ano, onde foram investidos cerca de R$ 11 mil, o movimento do local aumentou, em média, 120%.

Ele explica que a freqüência se deve aos eventos e oficinas que estão sendo promovidos.

“Hoje temos feito ações, como por exemplo, oficina de mangá aos sábados e aulas de desenho aos domingos. Fora isso temos uma programação de exposições e mostras com espaços voltados para desenhistas e cartunistas da cidade. Esta é a primeira vez que dedicamos uma semana inteira às comemorações do aniversário da gibiteca e essas ações somadas a própria característica do local, que é um espaço de leitura, aumentaram muito a visitação da população”, explicou o coordenador.

Programação

08/12 (segunda-feira)
Abertura da Semana de comemorações com a presença de autoridades e convidados vinculados à área de História em quadrinhos e afins como Alexandre “Bar”, Alessandro Padin (jornalista do Metropole, Márcia Okida (Professora universitária e artista multimídia) entre outros;
14h – Exibição de desenhos animados clássicos e conversa informal sobre a influência da cultura pop japonesa – atividade extra, com início às 14h e encerramento às 16:30h, com diversos grupos de leitores desse segmento;
17h – Inauguração da Exposição “1 º Salão Dino de Humor”;
– Restauração da Placa de Inauguração da Gibiteca;
– Inauguração da caricatura do Marcel Rodrigues Paes, elaborada pelo cartunista “Bar”;
– Performances de “Cosplayers” (leitores de mangás que se caracterizam como seus personagens favoritos).

09/12 (terça-feira)
15h – Exibição de seriados, animes, desenhos diversos;
17h – Mostra de fanzines. Palestra com Gazy Andraus abordando a linguagem e aspectos gerais dos fanzines;

10/12- (quarta-feira)
Exposição de Réplicas de Personagens de Mangás e Animes (gashapons) miniaturas de personagens das histórias em quadrinhos japonesas;
9h às 13:30h – Oficina de desenho de “Heróis”, com a desenhista e ilustradora Adriana de Souza Batista;
14h às 16h – Campeonato de cardgames e Jogos de tabuleiro;
16h – Exibição de teatro “Naruto”, com Grupo Animelan;
17h – Música acústica com temas de desenhos animados e animes (Banda Estratégia)

11/12 – (quinta-feira)
18h Palestra “HQ em Sala de aula” com Alexandre “Bar” (inscrições antecipadas: 25 vagas, com certificação);

12/12 (sexta-feira)
19 h – Lançamento do projeto Cine HQ
Exibição de um filme com referências ao universo das histórias em quadrinhos e abertura de um diálogo sobre o tema com convidados que trabalham na área.

13/12 (sábado)
9h às 12h30 – Oficina “Mangart nos pin-ups” – com prof. Leandro Altafim, das 14 às 18h
14h às 19h – Festival Anime:
14h às 15h30 – Jogos de cardgame e tabuleiro e exibição de animes e seriados variados;
15h30 às 16h15 – Gincana/Quizz sobre o tema anime e mangá
16h30 – Palestra com Sílvio Navas – (dublador do MUN-HA dos thundercats, bender do futurama, rei cutelo em Dragon Ball e também Marlon Brando no filme “O poderoso chefão”, entre muitos personagens);
Comentários à cerca da atual cultura pop japonesa, com Alexandre “Shinji”, professor, e organizador do grupo “Animelan”, mais antigo grupo de cosplayers e admiradores do J-Pop da Baixada Santista;
17:30h – Desfile de “cosplayers” na parte superior da Gibiteca;
18:30h – Show acústico com Tatsu Banda;

14/12 (domingo)
15h30 às 17h30 – Oficina de Desenho com Christian Rodrigues
18h – Lançamento do Fanzine comemorativo aos 16 anos da Gibiteca Municipal “Marcel Rodrigues Paes” que será escolhido entre os trabalhos apresentados pela população. Não será necessária inscrição prévia, apenas que as pessoas compareçam

Visto no Metrópole On Line

Renato LebeauquadrinhosAlex Ponciano,Alexandre Barbosa,gazy andraus,Gibiteca,Jamir Lopes,Marcel Rodrigues Paes,Silvio NavosVisto no Metrópole On Line A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, em Santos, está comemorando seu 16º aniversário com uma extensa programação. As festividades começam segunda-feira, dia 8, e vão até o domingo, dia 14. O evento contará com a presença de alguns cosplayers (pessoas vestidas com fantasias de desenhos animados), entrega...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe