animatv_05

Autores e empresas produtoras de 06 estados brasileiros foram contemplados.

O Programa ANIMATV – I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – encerra a primeira fase de seleção com o anúncio dos 18 projetos selecionados, que serão contemplados com a assinatura de um Contrato de Co-produção de projeto completo de série de animação e episódio-piloto no valor de R$ 110.000,00.

Como parte do prêmio, os autores e produtores dos projetos selecionados irão participar da Oficina para Desenvolvimento de Projetos ANIMATV.

animatv_04

Essa Oficina reunirá os autores e produtores com consultores especializados em desenvolvimento e produção de séries de animação, entre os dias 26 de abril ao dia 02 de maio.

Os premiados produzirão, cada qual um episódio-piloto de 11 minutos duração. Os episódios serão veiculados em novembro de 2009 pela Rede Pública de Televisão. Durante a veiculação serão feitas pesquisas de audiência e sessões-teste para avaliação dos pilotos junto ao público infanto-juvenil.

Os resultados da pesquisa também serão critério para a segunda etapa de seleção do Concurso ANIMATV. Em dezembro, serão selecionados 02 projetos dentre os 18, para a assinatura de um Contrato de Co-produção de série completa de animação no valor de R$ 950.000,00. Esse novo contrato prevê a produção de mais 12 episódios além do episódio-piloto.

animatv_03

O Programa ANIMATV tem como objetivos estimular o desenvolvimento da indústria brasileira de animação a partir da sistematização de ações que visam à geração de projetos de série de animação em diversos pontos do País; a realização de ações regionais de capacitação que reforçam a cultura da série de animação para televisão; a articulação de um circuito nacional de teledifusão de séries de animação brasileiras; a dinamização da produção entre estúdios no território nacional; e a inserção da animação brasileira no mercado internacional.

animatv_02

O Programa ANIMATV é uma realização da Secretaria do Audiovisual e a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, a Empresa Brasil de Comunicação – TV Brasil, a Fundação Padre Anchieta – TV Cultura, a Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais – ABEPEC, com o apoio da Associação Brasileira de Cinema de Animação – ABCA.

animatv_01

A seguir a lista dos projetos selecionados:

Abílio e Traquitana (SP)
Arara Rara (SP)
Bolota & Chumbrega (RS)
Carrapatos e Catapultas (PR)
Desventuras de Zica, As (SP)
Hiperion (RJ)
Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-Criadas) (SP)
Miúda e o guarda-chuva (BA)
Nave Sub-D (SP)
Piratas VS Ninjas VS Robôs VS Caubóis (MG)
Platz na Cidade (SP)
Princesa do Coração Gelado, A (RS)
Scratch (RS)
Tarsilinha (SP)
Tromba Trem (RJ)
Vai dar Samba (SP)
Vivi Viravento (SP)
Wilbur (RJ)

Abaixo mais informações dos projetos selecionados:

Abílio e Traquitana
Proponente: HENRIQUE BARONE DE ANDRADE (SP)
Empresa Produtora: Light Box Estúdios

O inventor Abílio, e sua maquineta Traquitana, adoram misturar objetos, conhecimentos e idéias que aparentemente não tinham relação entre si. Eles contam como a ajuda das Famílias do Conhecimento, personagens que, a cada episódio, trarão novidades educativas sobre as diferentes áreas do conhecimento como, por exemplo, Biologia, Artes e Física; mostrando, através do conceito de Interdisciplinaridade, que diferentes conhecimentos precisam ser trabalhados em harmonia para se chegar a um resultado final criativo, completo e inovador.

Arara Rara

Proponente: FREDERICO ANDRADE STANISCI (SP)
Empresa Produtora: Estúdios MOL

Na cidade ribeirinha de Olinda do Norte vivem duas peculiares araras amigas. Uma é a maior arara azul do mundo, com mais de dois metros de altura. Mas apesar de todo o seu tamanho, Roberval é uma arara zen, que adora meditar e assistir ao por do sol todos os dias. A outra é Jajá, uma ararinha vermelha, hiperativa e curiosa que adora brincar de balanço com sua amiguinha Nininha. As cores vivas da densa floresta tropical e o traço divertido dos bichos que habitam ao redor das simpáticas casinhas sobre palafitas vão nos mostrar que Jajá e Roberval são realmente araras raras.

Bolota & Chumbrega
Proponente: CARLOS FREDERICO D´AVILA PINTO (RS)
Empresa Produtora: Armazém da Imagem

O cão de apartamento Bolota, a gata de rua Chumbrega e o Hamster Christian Von Wolff, mais conhecido como VonVon, viajam pelo Brasil com um guarda-chuva fantástico em busca de comidas típicas e um pouco de diversão. Tudo começa com a vontade de Bolota de variar seu menu e experimentar as comidas que seus donos comem. Passando por situações curiosas, engraçadas, mas também arriscadas, o grupo se une, fazendo novos amigos, apurando o paladar e o principal, crescendo e desejando cada vez ir mais longe.

Carrapatos e Catapultas

Proponente: ALMIR CORREIA (PR)
Empresa Produtora: Zoom Elefante

Em outra galáxia, no Planeta Vaca, os carrapatos bicos-de-pato e os carrapatos megafones gostam de sugar comida, sucos e objetos com canudinhos; ficar se “catapultando” por aí e explodir depois de muito gordos. Bum e Bod são dos grandes amigos que não engordam feito a maioria. Eles trabalham como estagiários e têm o chefe Bonaparte para azucriná-los. Nesse “mundo reino” não há automóveis e nem muitos objetos comuns no mundo humano. Inexplicavelmente tais objetos começarão a surgir do nada, desencadeando situações inesperadas. Bod encontrará uma “caixa de luz” que mostrará a programação da Terra e trará seres de outros mundos. Bum encontrará um telefone, passando a receber ligações de sua mãe que já explodiu, e “mora” agora no “Mundo dos Carrapatos Fantasmas”.

As Desventuras de Zica
Proponente: ARI NICOLOSI MOTA (SP)
Empresa Produtora: Conteúdos Diversos

Zica, uma anti-Hanna Montana, vive uma espécie de crônica escrita por uma adolescente em meio à fase de transição que atravessa. Através de seus dotes artísticos, ela traduz tudo o que vê, ouve e sente em palavras, desenhos e músicas. Inconformada, Zica quer mexer, polemizar e, mais que tudo isso, encontrar respostas.

Hiperion
Proponente: BRUNO CORREIA VIDIGAL DE VASCONCELLOS (RJ)
Empresa Produtora: UPX Studios

Cadu, um menino de doze anos, encontra uma arma de defesa alienígena chamada Hiperion. Trata-se de um par de braceletes que se transformam em uma armadura com super poderes que ele não sabe como utilizar. As aventuras giram em torno do fato do menino ter que aprender a utilizar o Hiperion para proteger a Terra, seus recursos naturais e impedir que vilões roubem a armadura. É uma série de ação e aventura onde Cadu descobre que não é fácil ser um super-herói.

Historietas Assombradas (Para Crianças Mal-Criadas)
Proponente: VICTOR HUGO MACIEL SANSÃO BORGES (SP)
Empresa Produtora: Neoplastic

Nicolas, um menino de 11 anos, recebe uma visita inesperada: sua Avó mais que centenária, que ele nunca tinha visto antes e que chegou para “cuidar dele”. O problema é que a velha ranzinza, intrometida e doida quer convencer Nicolas, a todo custo, de que fantasmas, extraterrestres, monstros mitológicos e criaturas em geral não só existem como conviveram com ela em tempos distantes, terras remotas e eras impossíveis. E Nicolas só queria levar uma vida normal!

Miúda e o guarda-chuva
Proponente: VICTOR DE MORAIS CAYRES (BA)
Empresa Produtora: Santo Forte

A série Miúda e o guarda-chuva se propõe a trabalhar com uma linguagem metafórica que conta com o espaço co-criativo e co-autoral do espectador. Miúda alimenta diariamente sua planta carnívora com formigas que, cansadas de serem comidas, arquitetam um plano secreto, que envolve guarda-chuvas e uma frase de sua poeta preferida, enchendo os dias de Miúda de fatos extraordinários. Através de uma atmosfera minimalista, que oscila entre a melancolia e a comicidade, a série tematiza a estranheza do olhar diante das mudanças.

Nave Sub-D
Proponente: PEDRO AGUILERA FERNANDES (SP)
Empresa Produtora: Maria Bonita

Sub-D é uma nave espacial decadente que resgata os tripulante da luxuosa nave G-8, após um ataque de piratas alienígenas. As duas tripulações são então obrigadas a conviver com suas diferenças em diversas situações cômicas.

Piratas VS Ninjas VS Robôs VS Caubóis
Proponente: JOÃO FRANCISCO MOREIRA PENNA (MG)
Empresa Produtora: Abuzza Filmes

O que aconteceria se houvesse uma batalha entre piratas, ninjas, robôs e caubóis? Os piratas, ambiciosos e durões, combatendo ninjas, por sua vez rápidos e furtivos, enfrentando robôs, eficazes e fortes, disputando com os caubóis, competentes e muito estilosos. Apenas um poderá sair vencedor. Isto só pode resultar em muita confusão e diversão! Mesclando esses quatro universos já bem conhecidos, a série explora o humor pela combinação de acontecimentos um tanto non-sense e inesperados, com referências ao universo imagético de cartoons e games.

Platz na Cidade
Proponente: PAULO KIYOSHI ABREU MIYADA (SP)
Empresa Produtora: Animatório

Platz poderia ser o entregador de pizzas ideal: o que ele mais quer é chegar a qualquer parte da cidade em até dez minutos e entregar sua pizza, direto do forno. Só que uma cidade nunca é um lugar ideal, e a Grande Cidade não poderia estar mais longe disso, já que cada faceta de todas as cidades está ali, como que concentrada em diferentes ilhotas flutuantes. Entregar uma pizza significa ir daqui para ali, traçar percursos através de espaços e estar sujeito a todo tipo de situações, encontros e acidentes. Platz na Cidade é uma série animada – e divertida – sobre o modo como Platz encara as surpresas e desafios de cada entrega, explorando a diversidade dos lugares e descobrindo formas de se relacionar com os acontecimentos urbanos.

A Princesa do Coração Gelado
Proponente: ZULEIKA ESTEVES ESCOBAR (RS)
Empresa Produtora: Mínima

Através de parábolas contendo situações engraçadas e cativantes, A Princesa do Coração Gelado introduz valores importantes ao desenvolvimento do caráter da criança. Na busca pelos ingredientes para a poção que promoverá a sua cura, Lucy vai aprendendo temas como desapego, confiança, lealdade, amor e respeito ao próximo. A jornada pela cura da Princesa Lucy faz com que todos os personagens aprendam algo de valioso no decorrer da série.

Scratch
Proponente: FREDERICO OTAVIO LUZ (RS)
Empresa Produtora: Cápsula

O que dizer de três baratas que moram dentro do porta-luvas de um carro policial e acreditam ser Sherlok Holmes tupiniquins. Led, Ed e Steve vivem em um mundo de ficção científica, onde qualquer prova de crime pode virar comida! Com humor, as três baratas formam uma verdadeira equipe do CSI capaz de solucionar até os casos mais difíceis. Uma mistura de realidade e desenho animado faz com que você mergulhe nesta história e tente descobrir, junto com nossos heróis novas pistas deste submundo do crime, mais nojento do que nunca.

Tarsilinha

Proponente: CÉLIA CATUNDA SERRA (SP)
Empresa Produtora: TV Pingüim

A série narra as aventuras da personagem Tarsilinha no fantástico mundo de cores, grafismos e personagens das obras de Tarsila do Amaral. Perseguindo a Lagarta, Tarsilinha passeia pelas obras mais conhecidas da artista onde enfrenta e resolve problemas “sozinha”, como um rito de passagem da infância à pré-adolescência. O humor, a fantasia e o insólito são aspectos fundamentais da série.

Tromba Trem
Proponente: JOSÉ LUIZ BRANDÃO ALBUQUERQUE (RJ)
Empresa Produtora: Copa Estúdios

Uma colônia de cupins paranóicos, uma tamanduá hiperativa e um elefante indiano com pretensões artísticas viajam juntos, em um trem a vapor, pela América Latina. Uma série no formato “filme de estrada” que aposta no potencial de situações divertidas e curiosas que podem ser geradas quando três personagens totalmente antagônicos precisam colaborar para resolver as questões que encontram pelo caminho.

Vai dar Samba
Proponente: HUMBERTO DIAS DE AVELLAR (SP)
Empresa Produtora: Urca Filmes

Num ambiente fantástico, uma loja de instrumentos musicais, três meninos e duas meninas se encontram secretamente para brincar de fazer música. O inusitado é que a loja e os instrumentos são mágicos e têm muitas histórias para “cantar” e contar. Situações no dia a dia das personagens, como medo, solidão, limites e discriminação comporão o norte temático dos episódios, tendo seu desfecho contado ao ritmo de sambas e choros adaptados a partir de letras de músicas populares brincantes brasileiras.

Vivi Viravento
Proponente: ALEXANDRE C. DE ABREU (SP)
Empresa Produtora: Mixer

As aventuras de uma menina, contadas através das anotações que ela faz em seu diário, enquanto conhece lugares e culturas diferentes. Vivi registra tudo o que vê, inclusive as viagens imaginárias em busca de Viravento, um lugar secreto revelado por sua avó, uma renomada escritora. Vivi Viravento pretende incorporar elementos do documentário televisivo ao seriado de animação, sendo narrado em primeira pessoa e desenvolvido a partir de anotações, fotos e vídeos de viagens reais, que formam a estrutura do diário da menina, abordando com linguagem inusitada e poética as descobertas da infância.

Wilbur

Proponente: RODRIGO GAVA REDDO ALVEZ (RJ)
Empresa Produtora: Labo Cine

Wilbur viverá diferentes situações cômicas, sempre provocadas por seu grande amigo, o Narrador. Este, sendo o único personagem que fala na série, nunca aparece, porém, sempre guiará Wilbur com suas criticas, comentários e sugestões nem sempre oportunas.

Renato LebeauquadrinhosAbílio e Traquitana,animação,ANIMATV,Arara Rara,Bolota & Chumbrega,Carrapatos e Catapultas,Desventuras de Zica,Hiperion,Historietas Assombradas,Miúda e o guarda-chuva,Nave Sub-D,Piratas VS Ninjas VS Robôs VS Caubóis,Platz na Cidade,Princesa do Coração Gelado,Scratch,Tarsilinha,Teledifusão,Tromba Trem,TV Cultura,Vai dar Samba,Vivi Viravento,WilburAutores e empresas produtoras de 06 estados brasileiros foram contemplados. O Programa ANIMATV – I Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras – encerra a primeira fase de seleção com o anúncio dos 18 projetos selecionados, que serão contemplados com a assinatura de um Contrato...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe