quadrinho-nacional-2Você sabe o que é o dia do quadrinho nacional?

A data comemora a primeira a publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, criação de Ângelo Agostini, que é considerada a primeira HQ nacional.

De 30 de janeiro de 1869 (ano da publicação original da tira) a 1984, quando a Associação de Quadrinistas do Estado de São Paulo estipulou a data como um dia comemorativo para a categoria, surgiram vários heróis da resistência que mantiveram a chama da nona arte viva.

Nada mais digno do que conferir a estes insistentes criadores um dia do orgulho próprio numa época em que todos os orgulhos são comemorados. Várias cidades comemoram a data com eventos e publicações.

quadrinho-nacional-4Mas em Niterói…

Niterói, a eterna Cidade Sorriso, sempre foi um grande celeiro de artistas profissionais e de fanzines, mas por algum motivo nunca comemorou a data. Em 2014, um grupo de artistas ligados ao Setorial de Arte e Cultura Urbana de Niterói resolveram colocar sua cidade no Gibi.

Curiosamente, a maioria deles tem uma produção reconhecida em todas as cidades, menos na sua. Dizem que santo de casa não faz milagre, mas a verdade é que este santo fez um meio milagre. Eles foram ouvidos pelo vereador Leonardo Giordano e o parlamentar escreveu o Projeto de Lei Nº 00106/2016 que além de regulamentar o dia tão almejado pelos quadrinistas da cidade ainda abre as portas para futuras propostas.

Infelizmente, como todo ato heroico sofre um antagonismo na mesma intensidade, o projeto ainda não foi aprovado. Ele está preso no gabinete do também vereador Bruno Lessa desde junho de 2016.

quadrinho-nacional-1Querendo ou não, Lessa tornou-se o antagonista da jornada destes heróis e o que poderia ter sido um final feliz virou o gancho e criou um enorme suspense.

Devido ao gancho dramático que marcou esta virada de capítulo, nossos heróis precisam de aliados. E é aí que VOCÊ entra. Eles precisam da sua ajuda para escrever um final digno para esta trama recheada de lutas e sonhos.

Pergunte-se: você gosta de histórias com finais felizes, dignos e justos?

Se a resposta for sim, essa é a sua chance. Eles criaram um abaixo assinado eletrônico para que a lei saia da mesa do vereador. A aprovação desta lei é importante porque abre precedentes para que Niterói se torne o celeiro criativo que está destinado a ser, uma cidade capaz de amparar todos os sonhadores com seu guarda-chuva e guia-los durante a tempestade em direção a dias melhores.

14593724_1187437954624937_107492906_nDias onde um movimento local organizado não só será capaz de produzir diferentes formas de diversão e entretenimento e tratar seus artistas como profissionais dignos e valorosos que são, como dar base para o surgimento de novos valores, algo importante para a manutenção não só da nona arte como de todos os tipos de cultura.

Quer ser um verdadeiro herói? Assine a petição aqui.

quadrinho-nacional-3O Setorial de Arte e Cultura Urbana de Niterói conta com autores, professores e editores de HQ que tem pelo menos uma década (alguns até mais) de militância a favor dos quadrinhos nacionais. Entre eles estão: André Alves e Lya Alves (Guerreiros de Deus). Gabriel Rocha (Lagarto Negro e Protocolo: A Ordem), Elenildo Lopes (Capitão R.E.D. e Protocolo: A Ordem), Rapha Pinheiro (Tomos de Tessa), Estevão Ribeiro (Editora Aquário) e Alexandre D’Assumpção (Iniciativa Gambate, Casa do Medo, NCT – Novos Clássicos do Terror, Impulso HQ e Iluminerds).

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/10/quadrinho-nacional-5.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2016/10/quadrinho-nacional-5-300x300.jpgAlexandre DassumpcaoquadrinhosAngêlo Agostini,dia do quadrinho nacional,Niterói,Setorial de Arte e Cultura UrbanaVocê sabe o que é o dia do quadrinho nacional? A data comemora a primeira a publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, criação de Ângelo Agostini, que é considerada a primeira HQ nacional. De 30 de janeiro de 1869 (ano da publicação original...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe