A Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) vai lançar no dia 22 de setembro, na abertura da Exposição de Quadrinhos e Humor do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o livro de estreia da sua coleção, “Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição Batom, Lápis & TPM”, de Camila Lelis.

A capa foi desenhada pela cartunista campineira Synnove Dahlström Hilkner e o projeto gráfico é da Editora Nova Consciência. A obra contou com o apoio cultural da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Águas do Mirante, Frias Neto Imobiliária, Ritec e Fale Fácil.

Antes, o livro será lançado na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. O lançamento se dará, juntamente, com a abertura da exposição Batom, Lápis & TPM e fará parte da celebração dos 190 anos da Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano d'Almeida, a primeira biblioteca de Minas Gerais. O lançamento e a mostra estão agendados para o dia 25 de agosto, às 20h, no prédio da Biblioteca Municipal.

A mostra, especialmente dedicada às mulheres artistas no campo do humor gráfico, foi criada pelo Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU) para celebrar o Dia Internacional da Mulher no mês de março. O evento fez com que despertasse a colaboração de artistas do Brasil e do mundo, engrandecendo a exposição ao longo dos últimos anos.

A autora, nascida em São João del-Rei, passou a infância em Piracicaba e voltou para a cidade mineira aos 8 anos. Defendeu recentemente sua dissertação de mestrado no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del Rey, agora transformada em livro. A obra discute a presença da mulher no campo do humor gráfico no Brasil, com destaques para as pioneiras Nair de Tefé e Hilde Weber, que trabalhou no jornal O Estado de S.Paulo, no auge da ditadura militar no Brasil.

Para o presidente da AHA, Adolpho Queiroz, “a coleção surge com o objetivo de ampliar as discussões temáticas e teóricas sobre o campo do humor gráfico e valorizar as atividades dos artistas e outras iniciativas locais para além do Salão Internacional de Humor”, explica.

“Mulheres em traços: a percepção do sensível presente na exposição Batom, Lápis & TPM”
Editora Nova Consciência
Autora: Camila Lelis
Lombada quadrada
120 páginas
16 x 22,5 cm
R$ 10,00

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/batom-lapis-tpm-1.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2017/08/batom-lapis-tpm-1-150x150.jpgRenato LebeaunotíciasquadrinhosAHA,Camila Lelis,Mulheres em traços,Nova Consciência,Salão Internacional de Humor de Piracicaba,Synnove Dahlström HilknerA Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (AHA) vai lançar no dia 22 de setembro, na abertura da Exposição de Quadrinhos e Humor do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, o livro de estreia da sua coleção, “Mulheres em traços: a percepção do...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe