muro_de_berlim

Visto no Universo HQ – por Sidney Gusman

A Editora Escala acaba de lançar, nas bancas de todo o Brasil, o livro A queda do muro de Berlim (formato 20,5 x 25,5 cm, 120 páginas, R$ 9,90), que mostra como a divisão do mundo entre capitalistas e comunistas, na época da guerra fria, influenciou quadrinhos, cinema e seriados.

O livro foi escrito e editado pelos roteiristas de quadrinhos Gian Danton (Manticore) e Matheus Moura (Camiño di Rato) e tem textos de Jefferson Nunes (Quadrinorte) e Leide de Oliveira. A publicação narra os eventos que culminaram na construção do Muro de Berlim e a divisão do mundo dominado por duas superpotências militares. Além de mostrar o processo político que levou à queda do muro e os eventos posteriores à sua destruição, especialmente o impacto que isso gerou no mundo.

Segundo os autores, os capítulos que mais chamam a atenção são os que mostram como a guerra fria e o medo nuclear influenciaram a cultura pop – personagens como Hulk e Homem de Ferro, por exemplo, encarnaram a luta contra os comunistas.

Além disso, a guerra também serviu de inspiração para o cinema, em filmes como a série 007, e para seriados de TV, como Missão Impossível. Em 1989, a Europa celebrou a queda do muro de Berlim com uma edição, publicada em diversos países, que reuniu pin-ups e histórias de grandes nomes dos quadrinhos mundiais, como Moebius, Enki Bilal, François Boucq, Max Cabañes, Neil Gaiman, Dave Gibbons, Miguelanxo Prado, Mathias Schulteiss, Bill Sienkiewicz, Jacques Tardi, Daniel Torres, Milo Manara, Dave McKean, Victor Mora e outros.

Visto no Universo HQ – por Sidney Gusman

Renato LebeauquadrinhosA queda do muro de Berlim,Berlim,Bill Sienkiewicz,Camiño di Rato,Daniel Torres,Dave Gibbons,Dave McKean,editora Escala,Enki Bilal,François Boucq,Gian Danton,Jacques Tardi,Jefferson Nunes,Matheus Moura,Mathias Schulteiss,Max Cabañes,Miguelanxo Prado,Milo Manara,Missão Impossível,Moebius,Neil Gaiman,Victor MoraVisto no Universo HQ - por Sidney Gusman A Editora Escala acaba de lançar, nas bancas de todo o Brasil, o livro A queda do muro de Berlim (formato 20,5 x 25,5 cm, 120 páginas, R$ 9,90), que mostra como a divisão do mundo entre capitalistas e comunistas, na época...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe