desenho_disney_polemica1

Visto no Planeta Gibi – por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

É totalmente estranho ao leitor de gibi deparar-se com a morte de seus personagens queridos (exceção feita a quadrinhos de herois, onde desaparecimentos são frequentes – e milagres de ressurreição também, diga-se  – já que estamos na Páscoa!). Daí o choque de se ver Margarida, Donald e os sobrinhos chorando frente a um  túmulo.

Tio Patinhas está morto, segundo Don Rosa. Mas pouca gente sabe disso. Em 1991, o fanzine alemão Der Hamburger Donaldist publicou em sua edição nº 77 a polêmica ilustração de Don Rosa, reproduzida acima.

Curiosamente, a Disney, sempre tão zelosa da imagem e da longevidade de seus personagens, não se incomodou em publicá-la no belo especial Walt Disney Treasures – Uncle Scrooge – A Little Something Special – Sixty Years of Comics Riches (ufa!), da Gemstone, em 2008 (WDT2).

Esse zelo pode ser muito bem ilustrado pelo caso O Casamento do Pato Donald (Série Ouro Disney nº 1, de 1987), amplamente divulgado nos jornais da época.

Os estúdios da Editora Abril somente obtiveram aprovação da Disney para sua produção e publicação quando aceitou as regras do jogo: a hq não só teria que deixar bem claro que tudo se tratava de um sonho, como teria que incluir recursos gráficos para que o leitor não se esquecesse disso durante a história: as bordas das páginas eram coloridas e o estilo de desenho mudava drasticamente entre os capítulos!

Visto no Planeta Gibi – por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

Renato LebeauquadrinhosDer Hamburger Donaldist,Don Rosa,Pato Donald,Walt DisneyVisto no Planeta Gibi – por José Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues É totalmente estranho ao leitor de gibi deparar-se com a morte de seus personagens queridos (exceção feita a quadrinhos de herois, onde desaparecimentos são frequentes - e milagres de ressurreição também, diga-se  - já que estamos na Páscoa!)....O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe