Sinopse: Em um mundo no qual há uma tecnologia que torna possível entrar no subconsciente de uma pessoa por meio dos seus sonhos, um ladrão altamente gabaritado tem a chance de limpar seu nome após fazer um último trabalho: uma inserção de uma ideia na mente de um alto executivo.

Spoilerômetro:
Nenhum spoiler

Por Guilherme Kroll

Você certamente tem algum amigo ou parente que tem dificuldades em entender plots complicados e fica te perguntando o tempo todo o que está acontecendo durante o filme. Se sim, deixe essas pessoas bem longe quando for ver A Origem (Inception). No filme de Christopher Nolan há tantos níveis de ação dentro dos sonhos que só quem pega rápido detalhes do roteiro não vai se perder na história.

E que história! Nolan e um elenco estelar (nada menos do que sete indicados ao Oscar) contam a trama do ladrão de informações escondidas em sonhos Cobb (Leonardo DiCaprio) que é contratado por um empresário japonês (Ken Watanabe) para plantar na mente de seu principal adversário a ideia de dividir o império de seu pai, deixando o caminho livre para o personagem de Watanabe. O projeto é ousado, mas o contratante oferece uma proposta irrecusável: a promessa de limpar o nome de Cobb, permitindo que ele possa re-encontrar seus filhos.

Para tanto, DiCaprio reúne um time de especialistas em navegar pelos sonhos, com destaque para a promissora arquiteta de labirintos interpretada por Ellen “Juno” Page, Ariadne – cujo nome é inspirado na heroína da mitologia grega que ajudou Teseu a derrotar o Minotauro em seu labirinto.

Desse conceito que vem o título original do filme, “Inception”, ou inserção em uma tradução livre. Por que a distribuidora brasileira optou por chamar o filme de A Origem é algo que está além da minha compreensão. Esse título brasileiro é ruim, não diz nada sobre o filme e não é esclarecido ao final. Em resumo, uma péssima escolha.

Mas ainda bem que é a única coisa ruim no filme, pois a direção de Nolan está excelente. O cineasta, que arrebata fãs desde Amnésia está em sua melhor forma, dosando boas cenas de ação com dramáticas excepcionais, sobretudo nas com participação da sempre ótima Marion Cotillard.

Lógico que o roteiro, original do próprio Nolan (mas com inspiração clara nos livros de Philip K. Dick), ajuda muito pois a narrativa é arrebatadora, porém tudo na produção funciona perfeitamente, como uma engrenagem de um relógio, resultando num filme preciso, redondo, impressionante e imperdível.

Ficha Técnica
A Origem (Inception)
Roteiro e Direção: Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Ken Watanabe, Dileep Rao, Cillian Murphy, Tom Berenger, Marion Cotillard, Michael Caine
Duração: 148 minutos
País: EUA, Reino Unido

Trailer:

Texto originalmente publicado no CineDude

Edu FernandesquadrinhosA Origem,Christopher Nolan,Cillian Murphy,Dileep Rao,Ellen Page,Inception,Joseph Gordon-Levitt,Ken Watanabe,Leonardo DiCaprio,Marion Cotillard,Michael Caine,Tom Berenger,Tom HardySinopse: Em um mundo no qual há uma tecnologia que torna possível entrar no subconsciente de uma pessoa por meio dos seus sonhos, um ladrão altamente gabaritado tem a chance de limpar seu nome após fazer um último trabalho: uma inserção de uma ideia na mente de um alto...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe