leitura_hq_paulo_ramos

Visto no Universo Fantástico

“A Leitura dos Quadrinhos”: livro faz raio-x da linguagem dos quadrinhos.

A Leitura dos Quadrinhos é o segundo volume da coleção “Linguagem & Ensino”, da Editora Contexto. Começa a ser vendido neste mês de janeiro. Custa R$ 23 e tem 160 páginas.

Quais as características dos quadrinhos? Como funciona o balão? Que papel exercem as onomatopeias, a cor e os personagens nessa forma de linguagem? Quais são exatamente os gêneros dos quadrinhos?

Há muitas perguntas sobre a linguagem dos quadrinhos e ainda poucas respostas. O livro A Leitura dos Quadrinhos, que começa a ser vendido neste primeiro mês do ano, tem o objetivo de esclarecer muitos dos pontos ainda obscuros e pouco estudados sobre a chamada nona arte.

A obra é do jornalista e especialista em quadrinhos Paulo Ramos. Com doutorado na área pela Universidade de São Paulo, ele esmiúça os principais pontos da linguagem, dos mais básicos, como os diferentes formatos do balão, até aspectos mais complexos, como as estratégias de movimentação dos personagens e o papel da cor.

O livro também dá detalhes as características dos diferentes gêneros que compõem os quadrinhos, como as tiras, o cartum, a charge e outras variadas formas de produção dessa forma de arte.

A Leitura dos Quadrinhos integra a coleção “Linguagem & Ensino”, da Editora Contexto, voltada a estudantes universitários, professores, pesquisadores e profissionais da área de comunicação. A obra procura ter uma escrita bastante acessível, de modo a facilitar a leitura a quem não é iniciado no tema.

Mas o interesse do livro não se restringe ao campo do ensino ou a pessoas da área de comunicação. É fonte para todos os que apreciam o assunto ou gostariam de entendê-lo melhor.

Sobre o autor
Paulo Ramos é jornalista, professor universitário e doutor em Letras pela USP.
Trabalhou como apresentador e editor executivo de telejornais na TV Cultura e TV Tribuna, onde foi também repórter especial. Teve duas passagens pela “Folha de S.Paulo”, na última como consultor de língua portuguesa, cargo que exerceu também no UOL. No mesmo portal, mantém um blog jornalístico, o “Blog dos Quadrinhos”, especializado em informações sobre a nona arte.

No campo acadêmico, atuou como docente na USP-Leste e nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade de São Paulo. Possui artigos científicos publicados em diferentes congressos de Linguística e de Comunicação.

É também co-autor do livro “Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula”, da Editora Contexto, obra referência no assunto, já está na terceira edição.

Visto no Universo Fantástico

Renato LebeauquadrinhosEditora Contexto,Leitura dos Quadrinhos,Linguagem & Ensino,Paulo RamosVisto no Universo Fantástico “A Leitura dos Quadrinhos”: livro faz raio-x da linguagem dos quadrinhos. A Leitura dos Quadrinhos é o segundo volume da coleção “Linguagem & Ensino”, da Editora Contexto. Começa a ser vendido neste mês de janeiro. Custa R$ 23 e tem 160 páginas. Quais as características dos quadrinhos? Como...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe