flyer_lancamento_paulo_ramos

No próximo sábado, dia 07 de março, a partir das 19h30 acontece na HQMix Livraria o lançamento do livro “A Leitura dos Quadrinhos” pela editora Contexto, escrito pelo lingüista e jornalista Paulo Ramos.

O autor, Paulo Ramos, dispensa apresentações, é um dos nomes mais conceituados no Brasil sobre quadrinhos, é jornalista e criador do blog jornalístico com notícias sobre HQs, o Blog dos Quadrinhos, que no ano passado ganhou o prêmio HQMix, de melhor blog.

Ramos é autor de artigos publicados em diferentes congressos de Lingüística e é co-autor do livro “Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula”, outra publicação da Editora Contexto e integra o Núcleo de Pesquisas em Histórias em Quadrinhos da USP.

O Impulso HQ entrou em contato com Paulo Ramos e conseguiu uma declaração do autor sobre a importância de lançamentos teóricos nacionais sobre quadrinhos:

“É importantíssimo estudar academicamente todas as formas de manifestação artística. Só assim elas serão bem compreendidas e serão conhecidas como linguagem. É só comparar com o cinema e a literatura, para ficar em dois exemplos.

Tanto um quanto o outro têm uma gama riquíssima de pesquisas, tanto no Brasil como no exterior. Ninguém discute hoje a importância e o valor das duas formas de arte.

Com os quadrinhos, houve uma resistência histórica a dar destaque a eles como manifestação artística relevante e como linguagem autônoma. Não só no Brasil, mas em particular no Brasil.

Vê-se nos últimos anos um ensaio de mudança desse discurso, embora ainda a passos de tartatura. Devagar, mas, pelo menos, caminha”.

Paulo Ramos

O evento é aberto a todos os apaixonados pelas revistas em quadrinhos e a entrada é franca.

a_leitura_dos_quadrinhos_capa

A leitura dos quadrinhos faz um raio-X das HQs e  Paulo Ramos traz esse tema para o campo acadêmico. O autor relaciona duas áreas ainda não muito estudadas em conjunto: quadrinhos e estudos lingüísticos.

O livro procura aprofundar os principais elementos da linguagem dos quadrinhos e de seus gêneros, além de contribuir para um melhor entendimento, de modo a estimular o uso das HQs em sala de aula.

A publicação é o segundo volume coleção Linguagem & Ensino, que traz livros de especialistas destinados a orientar e capacitar professores de línguas e estudantes de Letras e Pedagogia nas recentes inovações de teorias e práticas lingüísticas.

São obras escritas de modo claro e envolvente, acessíveis também aos demais leitores interessados em ensino, comunicação e linguagem.

A leitura dos quadrinhos
Autor: Paulo Ramos
Editora Contexto
14 x 21 cm
160 páginas
R$ 23,00

HQMix Livraria
Praça Roosevelt, 142 – Centro.
São Paulo – SP (perto da Igreja da Consolação).

Renato LebeauquadrinhosA Leitura dos Quadrinhos,Editora Contexto,HQMix Livraria,Linguagem & Ensino,Paulo RamosNo próximo sábado, dia 07 de março, a partir das 19h30 acontece na HQMix Livraria o lançamento do livro “A Leitura dos Quadrinhos” pela editora Contexto, escrito pelo lingüista e jornalista Paulo Ramos. O autor, Paulo Ramos, dispensa apresentações, é um dos nomes mais conceituados no Brasil sobre quadrinhos, é...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe