Journey - Game Indie Vencedor da categoria de Melhor Jogo de PS3 de 2012
Journey – Game Indie Vencedor da categoria de Melhor Jogo de PS3 de 2012

Recentemente, a indústria de videogames recebe uma altíssima gama de jogos Indies, em outras palavras, jogos independentes, criados por desenvolvedores solos ou pequenas empresas não conhecidas no mercado de games. Pode se dizer que o sucesso de jogos independentes começou em 2009 com o lançamento de dois jogos que alavancaram duas empresas e que hoje possuem um sucesso comercial absurdo.

Apesar de muitos não saberem, Angry Birds e Minecraft podem ser considerados jogos indies, afinal, antes deles, a Rovio e a Mojang eram compostas por pouquíssimos empregados. O sucesso comercial desses dois jogos iniciou uma cadeia de jogos independentes que atingiu um de seus maiores ápices em 2012, quando um jogo indie ganhou o prêmio de Melhor jogo de Playstation 3.

Slender - Jogo Indie que fez fama e garantiu uma continuação com direito a patrocinio
Slender – Jogo Indie que fez fama e garantiu uma continuação com direito a patrocinio

Graças ao crescimento de mercado de jogos mobile, desenvolvedores indies acabaram chamando a atenção de vários usuários, mas o cenário brasileiro é um pouco diferente. Infelizmente, o Brasil, quarto maior consumidor de games do mundo, tem um certo preconceito com qualquer coisa produzida no Brasil. Boa parte de todos os gamers brasileiros dizem que todo jogo produzido por um brasileiro é ruim, sem nem ao menos experimentar jogá-lo.

Agora, o cenário está mudando, não pela conscientização patriota, mas pela falta de consciência. Explicando melhor, os brasileiros estão comprando jogos de brasileiros sem saber que foram feitos pelos mesmos. Mas isso é assunto para outra matéria.

Um exemplo do potencial da Unreal Engine 4
Um exemplo do potencial da Unreal Engine 4

O ano de 2015 será um ano extremamente satisfatório para os desenvolvedores independentes, com diversos anúncios. A empresa Autodesk anunciou que seu software Maya, estaria gratuito para estudantes de jogos. Autodesk Maya é um software de modelagem 3D responsável pela modelação de diversos ambientes e personagens de jogos, como por exemplo, Kratos, de God of War.

Também foi anunciada a gratuidade da Unreal Engine, uma plataforma para criação de jogos completa com ótimos recursos gráficos, responsável por jogos como XCom e Daylight. E por fim, uma notícia dupla: o lançamento da Engine Unity 5, com sua versão gratuita e a informação da empresa Valve, criadora da plataforma de games Steam, avisando que a nova versão da Engine Source, responsável por jogos como Team Fortress, Half Life, Portal e Counter Strike, será gratuita.

Com tantas notícias em apenas três meses, pode se dizer que 2015 será o ano de todos os desenvolvedores independentes? Vale lembrar que atualmente o mercado de jogos consegue lucrar mais do que até mesmo o mercado de cinema.

http://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/original.jpghttp://impulsohq.com/wp-content/uploads/2015/03/original-300x300.jpgMatheus ZucaquadrinhosAngry Birds,Autodesk,Engine Source,Engine Unity 5,games,indie,Maya,Minecraft,Unreal EngineRecentemente, a indústria de videogames recebe uma altíssima gama de jogos Indies, em outras palavras, jogos independentes, criados por desenvolvedores solos ou pequenas empresas não conhecidas no mercado de games. Pode se dizer que o sucesso de jogos independentes começou em 2009 com o lançamento de dois jogos que...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe