decadencia_hq

Visto no Nanquim HQ – por Felipe Meyer

Bill Willingham, roteirista da aclamada série Fábulas (publicada no Brasil pela Pixel) fez uma grave acusação contra os quadrinhos de super-heróis em sua coluna no site Big Hollywood na última semana.

Citando alguns dos mais importantes representantes do gênero, como Superman e Capitão América, Bill afirmou que os personagens das maiores editoras de quadrinhos dos EUA estão cada vez menos heróicos, por mais “super” que se mantenham.

“Estes são apenas dois exemplos da lenta porém constante degradação do super-herói norte-americano ao longo dos anos (…). Ideais fora de moda como coragem e patriotismo, sustentados por uma virtude profunda e código inabalável, parecem estar… bem, fora de moda”, acusou o autor, no que ele chamou de “Decadência da Era dos Super-Heróis”.

Willingham foi além, e, emprestando uma frase dita originalmente pelo radialista e comentarista político Rush Limbaugh sobre a recessão norte-americana, disse: “Vão em frente e tenham a sua Decadência da Era dos Super-Heróis, se vocês insistem, mas me perdoem se eu decidir não mais participar dela”; deixando bastante claro que, enquanto o gênero dos super-heróis não evoluir e não oferecer padrões mais altos e ideais mais virtuosos (ou mais americanos, segundo ele), ele não fará mais este tipo de quadrinhos.

Bill foi apoiado por muitos profissionais da indústria norte-americana, como Chuck Dixon, Peter David e Darwyn Cooke.

Este último falou de sua experiência em Liga da Justiça – A Nova Fronteira (que revisita os mitos de diversos personagens da Era de Ouro da DC e inclusive ganhou um longa-metragem em animação) e da tentativa de trabalhar com personagens clássicos sem se tornar sombrio ou sacrificar sua natureza heróica.

Cooke falou também de um projeto que ele e o desenhista J. Bone apresentaram em 2008 para a DC, com a Mulher-Maravilha, voltado para jovens leitoras.

“Em outras palavras, eu queria lhes dar pelo menos doze edições de uma revista da Mulher Maravilha que qualquer pai ou mãe gostariam de dar à sua filha. Eles não podiam estar menos interessados”, disse.

Visto no Nanquim HQ – por Felipe Meyer

Renato LebeauquadrinhosBill Willingham,Chuck Dixon,Darwyn Cooke,Decadência,Peter DavidVisto no Nanquim HQ - por Felipe Meyer Bill Willingham, roteirista da aclamada série Fábulas (publicada no Brasil pela Pixel) fez uma grave acusação contra os quadrinhos de super-heróis em sua coluna no site Big Hollywood na última semana. Citando alguns dos mais importantes representantes do gênero, como Superman e Capitão...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe