Álbum traz a luta pela sobrevivência em um retrato comovente sobre perdas e recomeços na Segunda Guerra

A Editora 8INVERSO traz para o Brasil mais uma obra de Reinhard Kleist, premiado quadrinhista alemão e um dos principais nomes contemporâneos do mercado de quadrinhos europeu. A obra é a quarta graphic novel do autor lançada pela 8INVERSO Graphics – linha editorial dedicada aos quadrinhos.

“O Boxeador” conta, em 200 páginas, a história real do pugilista polonês Hertzko Haft, que sobreviveu a peregrinações entre campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial divertindo militares nazistas como lutador de boxe em combates entre presidiários.

Narrada pelo ponto de vista do filho de Hertzko, Alan, a história de “O Boxeador” retrata um lado ainda pouco conhecido da Segunda Guerra: a prática do pugilismo como forma de sobrevivência em campos de concentração nazistas. Judeu polonês e acidentalmente capturado pela SS, o jovem e iletrado Hertzko logo mostra-se um presidiário resistente e apto a participar de lutas de boxe para a distração dos oficiais alemães.

As peregrinações entre campos de concentração, o trabalho forçado, a lembrança do amor por uma garota: a graphic novel revela-se competente e versátil no retrato de uma vida pesada e carente de afeto.

Toda em preto e branco, a narrativa elaborada por Kleist a partir da biografia “Um dia eu contarei tudo: a história de sobrevivência do boxeador judeu Hertzko Haft”, de Alan Scott Haft e ainda inédita no Brasil, comove pela crueza com que a vida de Hertzko é apresentada. Aqui, as dores são muitas: a separação forçada da família, a tortura cotidiana nos campos de concentração, o desespero pela sobrevivência, a fome e a saudade de um amor juvenil nunca vivido com a mesma intensidade com que era lembrado. Finda a guerra, Hertzko emigra para os Estados Unidos, onde se torna pugilista profissional com a intenção de aparecer no jornal e ser reconhecido pelo amor da juventude, também imigrante na América.

Lançado em 2012 na Alemanha, “O Boxeador” ganhou o Prêmio PENG! 2013 de melhor álbum em língua alemã no Festival de Quadrinhos de Munique, e Grande Prêmio 2013 do Festival de Quadrinhos de Lyon. Esboços de ilustrações, fotografias e um posfácio sobre a prática esportiva em campos de concentração acompanham a obra.

A HQ ganha evento de lançamento durante a XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no final de agosto, com a presença do autor e entra em pré-venda em breve pelo site www.8inverso.com.br.

O Boxeador
Editora 8inverso
Título original: “Der Boxer”
Autor: Reinhard Kleist
Tradução: Augusto Paim
Preto e branco
17cm X 24cm
200 páginas
R$ 51,00

Renato Lebeauquadrinhos8INVERSO,Augusto Paim,Hertzko Haft,O Boxeador,Reinhard KleistÁlbum traz a luta pela sobrevivência em um retrato comovente sobre perdas e recomeços na Segunda Guerra A Editora 8INVERSO traz para o Brasil mais uma obra de Reinhard Kleist, premiado quadrinhista alemão e um dos principais nomes contemporâneos do mercado de quadrinhos europeu. A obra é a quarta graphic...O Impulso HQ é um site dedicado à cultura geek e traz, diariamente, novidades sobre quadrinhos, cinema e games, além de conteúdo em vídeo. Somos nerds a serviço do seu entretenimento. Bem-vindo!
Compartilhe